sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ônibus executivos já estão operando a linha Aeroporto/Shopping Internacional


Foto Jose Luiz

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) realizou nesta quinta-feira, dia 30, no Paço Municipal, a inspeção dos novos ônibus executivos que começaram a operar na cidade nesta semana e que contam com todo o conforto de uma rodoviária, com ar condicionado, TV, DVD e refratário com água aos usuários. A nova linha é a 5172 – Aeroporto/Shopping Internacional – via Centro, Poupatempo e Cecap, atendendo de passagem os hotéis da região central.

São cinco ônibus que começaram a operar na última terça-feira, dia 28, de um total de dez que estarão em operação até a próxima semana, fazendo o horário entre 4h30 e 00h30, com intervalos de trinta minutos entre um coletivo e outro. A passagem custa R$ 4,50 e pode ser paga com o Bilhete Único.

No primeiro dia de operação foram atendidos 485 usuários, totalizando 970 pessoas entre terça e quarta-feira, ou seja, quase cem por ônibus, número que tende a crescer, uma vez que o itinerário ainda deve passar por adequações de acordo com a necessidade apresentada pelos passageiros e pelos hotéis, uma vez que se trata de antiga reivindicação do setor.

Durante a inspeção foram apresentados também os ônibus noturnos, que operarão no período entre meia-noite e cinco da manhã a partir dos próximos dias. São dez microônibus que vão atuar em cinco linhas do município, tendo como pontos de passagem os hospitais, velórios, terminais de ônibus, principais bares, hotéis e restaurantes para atender também a área de gastronomia da cidade. A frota é zero quilômetro e totalmente acessível aos portadores de necessidades especiais.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Prefeitura abre inscrições para a Educação Infantil

As inscrições para a creche e a pré-escola nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos que oferecem vagas para a Educação Infantil começam segunda-feira (3) e vão até 20 de setembro.

Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar a Escola da Prefeitura mais próxima que atenda a Educação Infantil e apresentar o RG original do responsável e comprovante de residência, além de certidão de nascimento ou RG da criança, também originais.

Na creche, podem ser inscritas crianças que nasceram de abril de 2009 a julho de 2012. Já na pré-escola, podem ser inscritas crianças que nasceram de abril de 2007 a março de 2009.

A relação da classificação geral dos inscritos para a Educação Infantil será publicada de 19 a 23 de outubro, na própria unidade escolar. Neste período, serão fornecidas ainda as orientações para a matrícula.

Informações sobre as escolas que oferecem a modalidade Educação Infantil podem ser obtidas na secretaria de qualquer uma das 138 Escolas da Prefeitura.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dia Nacional de Combate ao Fumo


Dicas e informações à população sobre como e porque é necessário parar de fumar

Hoje, dia 29 é marcado pelo o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data para lembrar sobre a importância de parar de fumar para a saúde da população. Com esse objetivo, a doutora Iara Fiks, pneumologista membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, revela as principais verdades sobre o mau hábito do cigarro, que acomete cerca de 25 milhões de brasileiros, de acordo com dados divulgados pelo IBGE¹. Segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência do tabagismo².

Por que é tão difícil parar de fumar? Por que o cigarro vicia?
Dra. Iara Fiks: Parar de fumar é difícil devido à dependência química, psicológica e comportamental. A dependência química diz respeito à nicotina, substância presente no tabaco que age rapidamente no organismo, entre 7 e 9 segundos, e produz alterações no sistema nervoso central. O consumo persistente do cigarro gera um aumento constante da quantidade de receptores de nicotina e faz com que o cérebro tenha uma necessidade cada vez maior da substancia, formando-se um ciclo viciante. A dependência psicológica, por sua vez, está relacionada ao que o cigarro representa para o tabagista, como símbolo de autonomia e maturidade, ou a um hábito cotidiano, tal como tomar café, beber álcool e falar ao telefone.

Porque os dentes ficam amarelados?
Dra. Iara Fiks: A nicotina e os outros produtos do cigarro soltam uma substancia que amarela não só nos dentes, mas também nos dedos, lábios e bigode.

Quais as principais dicas para o fumante parar de fumar?
Dra. Iara Fiks: O primeiro passo é querer e decidir uma data para parar de fumar. O segundo é procurar a ajuda de um pneumologista ou outras especialidades médicas, pois parar de fumar sozinho é difícil. Deve-se mudar alguns hábitos de vida, como evitar os estimulantes que são acompanhados pelo hábito de fumar, como álcool e cafeína. Buscar ajuda de amigos e familiares é importante, pois o incentivo é um grande aliado. Em relação ao tratamento, é essencial realizá-lo de acordo com a orientação médica e por pelo menos três meses, não desistindo no primeiro mês, e nunca se esquecer da disciplina.

Qual o benefício do uso de medicamentos, como adesivos, para parar de fumar?
Dra. Iara Fiks: Os medicamentos ajudam no tratamento da síndrome de abstinência causada pela ausência do cigarro. Os adesivos, por exemplo, substituem a nicotina inalada no cigarro pela nicotina transdérmica. O tratamento medicamentoso deve ser feito com orientação médica.

Quais podem ser as consequência do tabagismo? Existe uma quantidade de cigarros por dia para não prejudicar a saúde? 
Dra. Iara Fiks: O cigarro é sempre maléfico à saúde, por isso, qualquer quantidade é considerada prejudicial à saúde. O alcatrão, produto da queima do tabaco é composto por mais de 4 mil substâncias diferentes. Por isso, a gama de malefícios é tão diversa. Os mais frequentes são problemas cardiovasculares, aterosclerose e obstrução arterial, que leva ao infarto do miocardio e outras doenças obstrutivas arteriais e pulmonares, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Há também as neoplasias (câncer), principalmente na boca, laringe, pulmões e esôfago.

O que é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e qual a relação com o tabaco? 
Dra. Iara Fiks: A DPOC é uma doença respiratória crônica passível de prevenção e tratamento caracterizada por alterações pulmonares que causam a obstrução das vias aéreas e destruição do tecido pulmonar, dificultando a respiração. O tabagismo é o seu fator de risco mais importante.

Ao parar de fumar o paciente evita a DPOC?
Dra. Iara Fiks: Se a pessoa parar antes de apresentar perda da função pulmonar sim. Caso já tenha desenvolvido a DPOC, a doença poderá não progredir com a retirada do cigarro e o tratamento correto.

Como é feito o tratamento da DPOC?
Dra. Iara Fiks: O primeiro passo é parar de fumar e iniciar atividades físicas diárias. Em paralelo, pode ser indicado um tratamento com broncodilatadores (medicamentos que dilatam os brônquios). Os que são utilizados uma vez ao dia aumentam a adesão e são aliados no tratamento. É indicado em casos mais graves o uso de oxigênio.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Guarulhos terá novas creches e quadras poliesportivas cobertas



O ministro da Educação Aloizio Mercadante anunciou que o MEC vai estreitar parceria com a Prefeitura de Guarulhos a fim de trazer novas creches e quadras poliesportivas cobertas para os bairros que carecem desses equipamentos públicos. O anúncio foi feito no sábado, durante comício de inauguração do comitê eleitoral do prefeito Sebastião Almeida, candidato à reeleição pela coligação “Melhor pra Guarulhos”, encabeçada pelo PT.

“Precisamos avançar mais na parceria da cidade com a área de educação. Meu primeiro compromisso aqui, Almeida, é trabalharmos juntos para trazer mais creches para Guarulhos. O governo federal investe R$ 1,2 milhão em cada creche”, disse o ministro. Segundo ele, são creches “muito bonitas, modernas e que tratam as crianças como elas merecem” com conforto e estímulo ao desenvolvimento dos pequenos.

Mercadante afirmou ainda que a parceria vai se estender para a área de lazer e esporte para oferecer alternativas aos jovens. Ele garantiu a construção de quadras poliesportivas e esportivas nas escolas em que faltam esses equipamentos.

“Vamos construir mais quadras poliesportivas e esportivas para as nossas escolas. Aonde tem CEU não precisa, porque já tem a quadra, piscina, e o anfiteatro, mas tem as outras escolas que não têm. Então temos que fazer a quadra poliesportiva coberta para poder acolher e estimular o esporte na nossa juventude”, afirmou o ministro.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Estado prorroga campanha para atualização vacinal de crianças


Por orientação da Secretaria Estadual de Saúde, foi prorrogada até a próxima sexta-feira (31) a Campanha de Atualização da Carteirinha de Vacinação de crianças menores de cinco anos. A iniciativa tem por objetivo colocar em dia as doses do calendário que estão em atraso, evitando assim o risco de propagação de 15 doenças.

Os pais devem levar seus filhos menores de cinco anos a uma unidade de Saúde, das 8 às 17 horas, para que seja feita a conferência das doses tomadas pela população dessa faixa etária. Em Guarulhos, das 51.090 crianças que participaram da campanha até o momento, 7.694 estavam com atraso na carteirinha e foram imunizadas.

As doses que estão sendo conferidas e disponibilizadas nesta campanha são: BCG (contra a tuberculose), Rotavírus (contra um dos principais agentes causadores da diarreia), Poliomielite (contra a paralisia infantil), Pentavalente (contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b), Pneumocócica conjugada 10-valente, Meningocócica conjugada C, Tríplice Viral (contra o sarampo, rubéola e caxumba), Influenza (contra a gripe) e a vacina contra a febre amarela para crianças com indicação epidemiológica.

“É fundamental proteger as crianças menores de cinco anos contra essas doenças, que podem ocasionar sequelas ou evoluir para óbito”, explica a enfermeira Fabíola Mara Ribeiro, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Inscrições para escola de balé gratuita terminam nesta sexta-feira


Foto Zaca Oliveira

A Secretaria de Cultura recebe até as 17 horas desta sexta-feira (24) inscrições para os cursos gratuitos de balé. As aulas acontecerão no Liceum de Dança, que funcionará no Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo. A escola foi criada em parceria da Cultura com a Secretaria de Educação e o Ballet Nacional do Brasil e oferece 450 vagas. Podem participar da formação gratuita em balé, nos cursos livres e níveis Fundamental e Técnico, crianças e jovens com idade entre 4 e 17 anos.

Para se inscrever é necessário comparecer ao Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, sala 4-A), munido com os documentos pessoais (RG, CPF ou Certidão de Nascimento), comprovante de residência, Ficha de Inscrição  preenchida (indicando o tempo de prática que já possui em balé).

Mais informações sobre a seleção de alunos e a ficha de inscrição estão disponíveis na área de Destaques no portal da Prefeitura na internet (www.guarulhos.sp.gov.br).

De acordo com a coordenação do projeto, o curso de nível fundamental teve grande procura e o número de inscritos foi maior que o de vagas. Sendo assim, a Secretaria de Cultura divulgará em breve a data e local do sorteio público que definirá os alunos selecionados.

Já o curso de nível técnico, para candidatos entre 15 e 17 anos, está com cerca de 50 vagas disponíveis. Para se inscrever nesta categoria os dançarinos precisam ter prática comprovada em balé e no ato da inscrição apresentar uma foto 3x4, uma de atuação e um currículo de uma página.

Confira abaixo os cursos disponíveis:

Curso Livre – 260 vagas

- Baby Balé na dança: crianças de 4 a 6 anos, 1 aula por semana com carga horária  de 1 hora e 30 minutos.
- Baby Folck (Folclore): crianças de 7 e 8 anos, 2 aulas semanais com carga horária de 1 hora e 30 minutos.

- Preparatório de Balé: criança de 9 e 10 anos, 2 aulas semanais com carga horária de 1 hora e 30 minutos.

Nível Fundamental – 100 vagas
- 1º, 2º e 3º nível do curso de balé: crianças acima de 10 anos, 5 aulas semanais, sendo 4 aulas com carga horária de 3 horas por dia e 1 aula em período integral no sábado.

Nível Técnico – 60 vagas
- 4º, 5º e 6º nível do curso de balé: jovens acima de 13 anos (serão selecionados os alunos que já tenham prática de ao menos 4 anos de balé), 5 aulas semanais, sendo 4 aulas com carga horária de 3 horas por dia e 1 aula em período integral (sábado).

Nível Técnico II – 30 vagas
- 7º e 8º nível do curso de balé: jovens entre 16 e 17 anos (serão selecionados os alunos que já tenham prática de ao menos 6 anos de balé), 5 aulas semanais, sendo 4 aulas com carga horária de 5 horas por dia e 1 aula em período integral (sábado).

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Termina amanhã campanha para atualizar carteira de vacinação de crianças em SP


Objetivo da Secretaria é colocar em dia a imunização de 2,9 milhões de paulistas menores de cinco anos de idade para 15 tipos de doenças

Os pais das crianças paulistas menores de cinco anos têm até amanhã, sexta-feira (24), para levar seus filhos aos postos de saúde, conferir a caderneta e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança. A campanha, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ocorre desde o último sábado, 18 de agosto, e tem como objetivo colocar em dia a vacinação de 2,9 milhões de crianças.

Estão disponíveis, ao todo, doses contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também foi disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

A campanha é destinada, prioritariamente, aos menores de cinco anos que forem levados aos postos por pais ou responsáveis com a caderneta de vacinação das crianças, documento fundamental para comprovar quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes.

Caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade sobre quais vacinas já foram ou não aplicadas.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Casos de dengue caem 77% em SP


Levantamento aponta 19.929 casos autóctones registrados de janeiro a julho deste ano, contra 88.916 no mesmo período de 2011

         Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que o número de casos de dengue até julho de 2012 foi 77,5% inferior ao registrado no mesmo período de 2011.

         Os municípios paulistas informaram à Secretaria, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), 19.929 casos autóctones de dengue (com transmissão dentro do Estado) nos sete primeiros meses deste ano. No mesmo período do ano passado foram registrados 88.916 casos da doença.

         Do total de casos de dengue em todo o Estado, 31,6% estão concentrados na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que notificou pelo Sinan 6.299 ocorrências. Outras seis regiões do Estado registraram mais de 1.000 casos: Piracicaba (3.344), Grande São Paulo (2.097), Araçatuba (1.321), Campinas (1.161), Ribeirão Preto (1.122) e Araraquara (1.030). 
    
O Estado de São Paulo trabalha, prioritariamente, com confirmação laboratorial de casos de dengue, por intermédio de exames de sorologia realizados na rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 352, ou seja, mais da metade, não notificaram nenhum caso autóctone de dengue nos sete primeiros meses de 2012.

Ainda segundo balanço da Secretaria, foram notificadas 11 mortes por dengue autóctone entre janeiro e julho deste ano, nos municípios de Araçatuba, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Ibirá, Novais, Pontal, Praia Grande, Santa Rosa de Viterbo e São José do Rio Preto, além da capital paulista, com dois óbitos registrados. As mortes representaram 0,06% do total de casos.

A Secretaria de Estado da Saúde investe R$ 40 milhões anualmente no combate à dengue. No segundo semestre do ano passado a pasta lançou o Plano de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue mobilizando prefeitos e gestores de saúde de 283 municípios paulistas considerados prioritários, definidos com base na série histórica de dengue, índices de infestação predial e densidade populacional. Dentre as medidas previstas, estavam o apoio aos municípios para as visitas casa a casa e treinamentos Express para equipes de saúde.

Cerca de 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão no interior das residências, em recipientes com água parada como pneus, garrafas, vasos de plantas, além de caixas d’água destampadas e calhas. Por isso a participação popular no controle da transmissibilidade da doença é considerada fundamental.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fracalanza promove atividades gratuitas

A partir desta semana o Parque Fracalanza realiza diversas atividades gratuitas para a população. Na segunda-feira (20), às 14 horas, acontecerá a oficina “Pensando com a Carta da Terra”. Na quarta-feira (22), às 14 horas, será realizado um encontro com o tema “Conversando sobre a arte de ser mulher”.

Na sexta-feira (24), às 15h30, haverá uma feira de trocas baseada nos princípios da economia solidária. A finalidade desse evento é conscientizar a população sobre novos hábitos de consumo. Trata-se de uma oportunidade para dar um destino a livros, DVDs, bijuterias, roupas, peças de decoração, entre outros itens que estão em bom estado, e ainda sair com produtos que você precisa sem gastar dinheiro.

No sábado (25), das 10 às 16 horas, será realizado o “Sábado feliz no parque”. Trata-se de uma atividade periódica que acontece sempre no último sábado de cada mês com feira de artesanato, oficinas ecológicas, brincadeiras e muito mais. Às 15 horas, acontecerá uma roda de conversa com o tema “Mude sua mente e o mundo muda”. Nesse mês, também será comemorado o aniversário do Centro de Terapias Naturais.

sábado, 18 de agosto de 2012

Teatro Adamastor Centro tem concerto gratuito da Orquestra Jovem neste sábado


Foto Sidnei Barros

Na noite deste sábado (18) o palco do Teatro Adamastor recebe mais uma vez a Orquestra Jovem. A apresentação do grupo do Conservatório Municipal de Guarulhos começa às 20 horas e a entrada é gratuita. É necessário retirar um ingresso na bilheteria meia hora antes do início do concerto.

A apresentação deste fim de semana será inspirada na corrente nacionalista que direcionou boa parte da produção artística no fim do século XIX e no século XX. Dentro desse conceito de valorização das próprias características de cada país, muito da cultura popular de diferentes povos foi incorporado aos formatos artísticos de grande tradição.
A música de orquestra foi uma dessas manifestações artísticas onde se torna facilmente perceptível essa inserção de temas e melodias populares e folclóricas, num universo que, até então, era regido pela tradição erudita que pouco abria espaço para variações.
Neste concerto, a última sinfonia é, provavelmente, a obra mais conhecida de Antonin Dvorak, um compositor tcheco que viveu no final do século XIX e foi um dos pioneiros em inserir em suas obras melodias folclóricas de sua terra natal. O programa desta apresentação terá com Prelúdio da Bachiana Brasileira nº4, de Villa-Lobos, Concertino para saxofone e orquestra, de Radamés Gnattali, e Sinfonia nº9 – “Do Novo Mundo”, de Antonin Dvorak.

Mais música

Na segunda-feira (20), o Centro Municipal de Educação Adamastor apresenta às 20 horas o Café com Choro. O projeto do Conservatório Municipal de Guarulhos foi idealizado visando à integração dos apreciadores do choro, sejam eles músicos profissionais, amadores, estudantes de música, compositores, ou simplesmente ouvintes.
O repertório conta com músicas de compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Abel Ferreira, K-Ximbinho e Paulinho da Viola, entre outros. A coordenação fica a cargo dos professores João Geraldo (saxofone/clarineta) e Samuel Cardoso (violão). A entrada é gratuita.

Serviço: 
O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Festa de Bonsucesso continua neste fim de semana e terá diversas atrações culturais

Além da programação religiosa, a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso tem neste fim de semana diversas atrações, entre elas, feira de artes e shows musicais. O evento começa às 16h30 deste sábado (18) com a apresentação do Ketubá, grupo de percussão do Conservatório Municipal de Guarulhos.

O conjunto, que é comandado pelo professor Fábio Bonvenuto, tem como proposta a experimentação sonora com material alternativo (plástico, ferro e madeira) atuando na construção da música do cotidiano. O grupo possui forte influência da música afro e da cultura de rua. Tem em sua formação alunos do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade local.


Às 19h30 acontece uma missa com abertura musical do violonista guarulhense Rodrigo Soares. A partir das 20h30 começam as apresentações musicais com  violeiros e muita música sertaneja e de raiz. Entre as atrações estão Orlando Alvorada, Os Garcias e a dupla Paulo Sergio e Cristiano.


No domingo (19) a festa começa às 14 horas com Encontro e Intervenções (E&I), projeto da Secretaria de Cultura aberto para artistas plásticos demonstrarem e divulgarem sua arte e dialogarem sobre técnicas, estilos e projetos. O E&I é também uma oportunidade para os admiradores das artes plásticas conhecerem os métodos utilizados na produção de uma obra, e até mesmo participarem deste processo. A atividade acontece na Praça Nossa Senhora de Bonsucesso.


No mesmo local e horário também acontece a Feira Itinerante de Artes e Artesanato. Este projeto tem por objetivo divulgar a arte e o artesanato produzido pelos artistas guarulhenses em toda sua diversidade, natureza e peculiaridade. Levando os artesão da tradicional Feira Permanente do Calçadão da Felício Marcondes e artesãos convidados.


Às 17 horas será realizada uma missa com abertura musical do grupo Guaru Choro. A partir das 19 horas começam os shows com Zé Tupi e Zé Rubão, Guaru Caipira, Vera Bianca e Guaru e Fábio Gonçalves.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Artistas comemoram centenário de Nelson Rodrigues com evento de 24 horas


Foto José Luiz

Se estivesse vivo, Nelson Rodrigues completaria 100 anos na próxima quinta-feira, dia 23 de agosto. Em homenagem ao dramaturgo, escritor e jornalista, a Secretaria de Cultura promove neste fim de semana um evento com duração de 24 horas. A ocupação artística “A Arte Como Ela É” acontecerá no Teatro Nelson Rodrigues a partir das 18 horas de sábado (18) e tem previsão de durar até o mesmo horário do dia seguinte.

O encontro reunirá artistas de diversas linguagens, não só no teatro, mas principalmente na área externa do centro cultural localizado no Lago dos Patos. O objetivo do evento é trocar experiências, integrar, interagir e debater a prática artística. Os artistas poderão montar acampamento durante a sua estadia, além de organizar e participar de toda a programação da ocupação.

O público também poderá participar da festa que englobará performances, apresentações teatrais, shows musicais, sarau, contação de histórias, dança, cinema, instalações, exposições e muito mais. A entrada é gratuita, mas quem pretende acampar no local deve levar um prato de salgado ou doce, como contribuição espontânea para ceia e café da manhã.

Confira abaixo os grupos e artistas que já confirmaram presença:

- Programa Oficinas Culturais (vários)
- Projeto CLAM (música)
- Carbônica (música) 
- Instinto Coletivo (música) 
- LouPT loucos por Teatro (teatro) 
- Ciclo Provisório de Pesquisa em Cena (teatro)
- 5ª Maravilha Cia. Teatral (teatro) 
- Simbiose Cia. de Teatro (teatro) 
- Antropoesia (música) 
- Grupo Glacê (teatro) 
- Populacho (teatro)
- Coletinta (artes visuais) 
- Núcleo Arranca (teatro) 
- Beco dos Gatos (gastronomia) 
- Guaru Fantástico (cinema) 
- Elis Lucas (música)
- Studio Barreto (cinema) 
- Debora Kikuti (contação de histórias)
- Claudio Donato (artes visuais)
- Trupe Reticências (teatro) 
- Grupo Metades (dança) 
- Bosco Maciel (Casa dos Cordéis)
- Grupo 2ª Opção (clown)
- Cia. dos Atores Grandes (teatro)
- Eliana Sotero (teatro)
- Phill & The Blues Band (música)
- Retalhos Ululantes (teatro)
- Grupo Fora de Foco (teatro)
- Cia. de Teatro Musical Bandacos (teatro/música)
- Palhaço Chopin (circo)
- Small Chapters (música)
- Juliana Salvaia (cinema)
- Camafeu filmes (cinema)
- Circo Los Xerebas (clown)
- Playmobiles (teatro)
- Castelo Hanssen (poesia)
- Cia. Naíka de Teatro (teatro)
- Erica Cardial (música)
- Douglas Cruz (música)
- Ponto de Cultura Pq. Cecap (vários)
- Assoc. Cultural e Ambiental Chico Mendes Cabuçu, (vários)
- Grupo Teatral DECIDA (teatro)
- Banda Kanaman (música)
- Surface (música)
- Arrastão Cultural (vários),
- PATO (artes visuais)
- La Marotagem (música), 
- Celso Franchini e Jazz Sinfônica do Conservatório Municipal (música)

Serviço: 
O Teatro Nelson Rodrigues fica na rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão.

Guardas-civis de Guarulhos são suspeitos de matar moradora de rua

Morte de Rosângela de Souza, de 30 anos, aconteceu em maio. Para o Ministério Público, os três guardas mataram 'por prazer'.

Dois guardas-civis de Guarulhos, na Grande São Paulo, estão presos e vão responder pelo assassinato de uma moradora de rua. Para o Ministério Público, os guardas mataram por prazer. Um outro suspeito está foragido. O crime aconteceu em 9 de maio.
Uma rua de terra na Vila Galvão foi o local onde Rosângela de Souza, de 30 anos, morreu com dois tiros. A parede de uma fábrica ajudaria a esconder o que aconteceu, mas as imagens de uma câmera viraram provas. Rosângela tinha três filhos, mas, por causa das drogas, foi morar na rua. No dia que foi morta, ela estava em uma esquina, tentando arrumar dinheiro para comprar crack.
Dois carros pararam diante dela. Um deles era o da Guarda Municipal de Guarulhos. Uma testemunha viu quando ela foi pega. “Os polícia vieram, pararam ela, começou a bater nela ali na frente, colocaram ela dentro da viatura e levaram para lá. Nós estávamos gritando, aí ele correu para o outro lado da rua e começou a dar tiro”, descreveu.
As imagens mostram quando o carro da guarda passa diante da câmera. Um carro preto vai logo atrás. Três minutos depois, os dois veículos voltam de marcha ré. Rosângela já estava morta. Mais dois minutos e o carro da guarda municipal volta ao local do crime. Os guardas tinham esquecido de tirar as algemas da vítima.
Essa explicação foi dada por um dos guardas, que confessou ter participado do crime e está preso. Ele disse que estava na ronda quando, um dos guardas, ao avistar a vítima, falou: "vamos abordar". Nesse momento, segundo esse suspeito, encostou atrás do veículo um carro preto, de onde desceu outro guarda, vibrando e dizendo: "é minha, é minha, deixa que eu faço”.
Ele contou ainda que, no local do crime, foi virar o carro quando ouviu um estampido. E viu os dois guardas empunhando armas. O preso relatou ainda que, depois que foram embora, ele e outro guarda pegaram pão em uma padaria para fazer um lanche. Esse outro suspeito também está preso.
Em 13 de maio, o outro guarda, que está foragido, fez um boletim de ocorrência dizendo que arma que ele usava no dia do crime tinha sido roubada. O Ministério Público decidiu denunciar os três guardas municipais por homicídio qualificado. “Tudo está indicando que foi um crime praticado por prazer. Não tinha um motivo, eles não tinham nada contra ela”, disse o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira.
A polícia suspeita que um quarto homem tenha participado do assassinato. Ele ainda não foi identificado. Em nota, a Prefeitura de Guarulhos disse que, desde que foi informada pela Polícia Civil, a Corregedoria da Guarda Municipal afastou imediatamente os envolvidos e abriu sindicância para apurar as responsabilidades.
Fonte: Globo.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Campanha Nacional vai atualizar vacinas de menores de cinco anos


Neste sábado, dia 18, todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a uma unidade de saúde para atualizar a sua carteirinha de vacinação. Além de colocar em dia todas as doses do calendário básico, a Campanha Nacional de Atualização Vacinal introduziu duas novidades: a Vacina Pentavalente e a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).

A pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, infecções causadas por Haemophilus influenza tipo B (como, por exemplo, infecções do ouvido e da garganta) e Hepatite B.

A Pólio Inativada, por sua vez, é destinada às crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil. Nestes casos, elas irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a VIP, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e os reforços (aos quinze meses e aos quatro a seis anos de idade) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

A abertura da Campanha Nacional para a verificação e atualização do esquema vacinal das crianças acontece neste sábado. Porém a ação se estende até o próximo dia 24, com a disponibilização das seguintes doses: BCG (formas graves de tuberculose), Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

A relação completa das unidades que estarão abertas neste sábado, com endereço e telefone pode ser encontrada no portal da Prefeitura na internet, no endereço www.guarulhos.sp.gov.br

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sábado tem megacampanha para colocar em dia vacinação de 2,9 milhões de crianças em SP

Imagem: Reprodução

Menores de cinco anos de idade devem ser levados aos postos de saúde a partir do próximo dia 18 de agosto, um sábado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado, 18 de agosto, uma campanha para colocar em dia a vacinação de 2,9 milhões de crianças paulistas menores de cinco anos. O objetivo é conferir a caderneta e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança.

Das 8h às 17h do dia 18 de agosto, 36,5 mil profissionais da saúde estarão distribuídos em cerca de 4 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo, para conferirem e atualizarem a cadernetas das crianças com aplicação de vacinas, caso seja necessário.

Estarão disponíveis, ao todo, doses contra 15 tipos de doenças, entre elas paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Para a campanha de atualização da caderneta também serão mobilizados, em parceria com as prefeituras do Estado, 2,5 mil carros, 48 ônibus, cinco barcos e 15 outros tipos de veículos de transportes.

A campanha é destinada, prioritariamente, aos menores de cinco anos que forem levados aos postos por pais ou responsáveis com a caderneta de vacinação das crianças, documento fundamental para comprovar quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes.

Caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade sobre quais vacinas já foram ou não aplicadas.

“Esta campanha é fundamental para proteger as crianças contra doenças transmissíveis e que podem ser perigosas. Faremos um verdadeiro mutirão para ampliar a cobertura vacinal no Estado, para mantermos erradicadas as doenças como a pólio e o sarampo, além de reforçar o controle das doenças imunopreveníveis”, afirma a médica pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A campanha seguirá até o dia 24 de agosto, uma sexta-feira

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Comédia Toc Toc estará no Adamastor Centro neste fim de semana


Foto Flavio Torres

Neste sábado (11), às 21 horas, e domingo (12), às 19 horas, o Teatro Adamastor Centro recebe um espetáculo que diverte as plateias paulistas há quatro anos. A peça Toc Toc aborda de maneira cômica os comportamentos dos que sofrem de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). 

A comédia mostra seis personagens com o distúrbio que se encontram na sala de espera de um especialista no assunto. Em meio a conflitos e muitas risadas, o espectador acompanha as dificuldades de cada tipo de TOC, bem como a maneira de lidar com elas. A direção é de Alexandre Reinecke e a indicação é 14 anos.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, das 14 às 19 horas, e nos dias de espetáculo, a partir das 14 horas. Também é possível adquirir ingressos pelo telefone 2093-3176. 

Os valores são R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia - incluindo portadores da Carteira do Ator e da Carteira de Descontos para Espetáculos de Dança emitidas pela Secretaria de Cultura, estudantes, aposentados, pessoas acima de 60 anos, professores em exercício da função, funcionário público do município e deficientes físicos. 

Clientes Porto Seguro e mais um acompanhante também pagam meia entrada, mediante apresentação da carteirinha vigente do seguro e RG original).

Serviço: O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Adamastor Centro tem workshop e espetáculo de dança gratuitos nesta quarta-feira


Foto José Luiz/PMG

A Key Zetta e Cia realiza nesta quarta-feira no Adamastor Centro duas atividades gratuitas e abertas ao público. A partir das 19h30 acontece no cineclube do Adamastor o workshop “Construindo Caminhos”. As inscrições podem ser feitas no local, meia hora antes do início. A duração é de 60 minutos e a indicação 16 anos.

O workshop pretende, a partir do traçado da trajetória dos artistas diretores, desenvolver um material ilustrativo, focando em algumas figuras e grupos marcantes neste período, com o intuito de lançar questões sobre encontros, percurso e formação.

Às 21 horas o palco do teatro recebe o espetáculo de dança contemporânea  “Antes de Desistir”. Nesta peça, de aproximadamente 40 minutos, os bailarinos exploram linguagem própria e contemporânea para discutir o momento prévio e o momento póstumo do acontecimento. A direção é de Key Sawao e Ricardo Iazetta. A indicação é 14 anos e o ingresso deve ser retirado na bilheteria do teatro uma hora antes início da apresentação.

Key Sawao e Ricardo Iazzetta completaram 15 anos de parceria artística em 2011 e dirigem a Key Zetta e Cia. A companhia recebeu em 2009 o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo conjunto das obras realizadas naquele ano.

Serviço: O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Guarulhos abre a 12ª Semana da Amamentação nesta segunda, dia 6


Em mais uma iniciativa para incentivar o aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde promove a partir desta segunda-feira (6) a 12ª Semana de Amamentação. A solenidade de abertura, que será realizada no Teatro Adamastor Centro, às 8h30, contará com a presença de especialistas na área e com a participação especial da Banda da Guarda Civil. 

A data será comemorada na cidade com a apresentação para o público das modernas instalações do Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLH), que passou a operar em nova sede há pouco mais de um mês. Na ocasião, também será divulgado o resultado de uma pesquisa em aleitamento materno realizada pela Escola Municipal Visconde de Sabugosa.

Com o tema “Amamentar Hoje é pensar no Futuro”, a Semana se estende até dia 10 com a instalação de pontos de coleta de recipientes com tampa plástica de 120, 250 e 500 ml, iguais aos de maionese, para o Banco de Leite Humano.

Os postos funcionarão nos seguintes locais: igrejas católicas, pastorais da Saúde e da Criança, Universidade Guarulhos, Centro Universitário Metropolitano (antiga FIG), Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, bem como nas Unidades Básicas de Saúde, onde o material poderá ser doado durante o ano todo.

Durante a Semana, as escolas da rede municipal de ensino, que também funcionarão como postos de coleta de recipientes, desencadearão um concurso sobre o tema entre os estudantes, com posterior premiação. A novidade da programação deste ano ficará por conta da 1ª Mostra dos Trabalhos em Aleitamento Materno, iniciativa que pretende reunir no Adamastor, nos dias 8 e 9,  das 8 às 17 horas, as experiências de incentivo à amamentação realizadas pelas UBS durante este ano.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

domingo, 5 de agosto de 2012

Adamastor Centro apresenta “O Palhaço Imaginador” no domingo


No domingo (5), às 16 horas, o Teatro Adamastor Centro abrirá espaço para o musical infantil “O Palhaço Imaginador”. Criada pelo ator, dramaturgo e diretor de teatro Ronaldo Ciambroni, a peça enfoca a figura do palhaço, personagem que sobrevive através dos tempos. Os ingressos custam R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia) e R$ 10 (promocional).

O espetáculo é considerado um marco da nova linguagem para crianças. Inovadora pelo fato de ter sido a primeira a despertar criatividade e imaginação dos pequenos com jogos e momentos líricos, eles participam intensamente da apresentação usando a imaginação para criar seu próprio divertimento, independente da massificação criada pela propaganda.

A direção é de Patrícia Rinaldi e o musical dura 55 minutos. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro das 14 às 19 horas. Mais informações pelo telefone 5343-3636.

Serviço
O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Parque Fracalanza tem concerto gratuito neste domingo


Deficientes auditivos do projeto “Música do Silêncio” do Conservatório Municipal de Guarulhos tocam em concerto gratuito neste domingo (5), a partir das 10 horas, no primeiro Centro de Referência em Terapias Naturais e Sustentabilidade Integral, da Prefeitura de Guarulhos, que fica no Parque Fracalanza, localizado na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta. No total 32 músicos se apresentarão no local tocando clássicos eruditos e populares.

A iniciativa, que acontecerá em diversos domingos no Parque Fracalanza, é parte do Festival Quatro Estações idealizado pela Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria da Cultura para levar gratuitamente boa música aos frequentadores do local.

Entregue em março no Parque Júlio Fracalanza, o primeiro Centro de Referência em Terapias Naturais e Sustentabilidade Integral, da Prefeitura de Guarulhos, realiza aulas gratuitas de tai chi chuan, ginástica oriental e yoga, além de cursos profissionalizantes nas áreas de massoterapia, reflexologia e terapias naturais, entre outras atividades. No espaço também acontecem oficinas que têm por objetivo promover a adoção de medidas autossustentáveis para os centros urbanos.

O projeto Música do Silêncio, que é uma oficina de percussão para surdos, propõe um trabalho de sensibilização e técnica voltado para deficientes auditivos em qualquer grau de comprometimento. Para participar basta ter mais de 10 anos e ser alfabetizado. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 2087-7440.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CCZ intensifica vacinação contra a raiva animal neste mês de agosto


Devem ser imunizados todos os animais acima de três meses de idade, que ainda não foram vacinados este ano

Apesar de ter vacinado 104.093 animais contra a raiva em maio e junho deste ano com a antecipação da campanha, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura irá intensificar a imunização de cães e gatos a partir desta quarta-feira, dia 1º de agosto, mês em que tradicionalmente são disponibilizadas as doses contra a doença. Posto fixo de vacinação antirrábica, o CCZ irá estimular a população a proteger seus pets a partir de contatos com lideranças comunitárias.

Além de conclamar as pessoas que ainda não vacinaram seus animais a levá-los até o CCZ para garantir a proteção contra a raiva, os veterinários pretendem repassar a campanha em alguns locais pontuais que apresentaram baixa cobertura. Também serão realizadas ações específicas para contemplar defensores e protetores independentes.

Segundo o médico veterinário Fernando Cortez Pereira, gerente da Seção Técnica de Controle da Raiva do CCZ, o município ainda dispõe de 15 mil doses para a intensificação da campanha. Devem ser imunizados anualmente todos os cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas em gestação e que estejam amamentando.

Provenientes do Instituto Pasteur, as vacinas foram adquiridas do Laboratório Merial e têm qualidade garantida. Além disso, todo material utilizado é estéril, descartável e de uso único. O Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h45, na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo (região de Bonsucesso). Para mais informações, o telefone de contato é o 2436-3666.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos