segunda-feira, 19 de novembro de 2012

7ª Marcha da Consciência Negra acontece nesta terça com concentração na Praça dos Estudantes


Nesta terça-feira (20), cidadãos e militantes do movimento negro vão se reunir na Praça dos Estudantes, Centro, a partir das 8 horas, para participar da sétima edição da Marcha da Consciência Negra. O tema escolhido para 2012 foi “Estatuto da Igualdade Racial é Pra Valer” e o intuito é divulgar o próprio regulamento, aprovado pela Lei 12.288/10, para que sua implementação seja cada vez mais respeitada. O evento é aberto ao público.

Com carros de som e camisetas personalizadas, o grupo começará a marchar às 10 horas. O trajeto tem início na rua Arminda de Lima e os participantes seguem para o Calçadão da Dom Pedro, passando por várias ruas, onde muitos terão a oportunidade de conhecer a história de marcos simbólicos para a comunidade negra de Guarulhos, como a escultura de pedra da Praça Getúlio Vargas e as igrejas Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a de São Benedito.

Para finalizar a marcha, que terá apresentações de capoeira e danças africanas e afro-brasileiras, haverá as apresentações musicais do Grupo Samba da Hora e Tereza Gama, do bairro Cecap, que fazem animadas rodas desde 2005, e de Ualdo Nascimento. O cantor, compositor e produtor cultural interpretará sucessos do samba-rock e suingue, sendo influenciado por artistas como Jorge Ben, Tim Maia, Wilson Simonal, Sandra de Sá e Bebeto.

A Marcha da Consciência Negra é realizada no dia 20 de novembro para resgatar o significado histórico da data para a população negra e população em geral, em que Zumbi dos Palmares, há exatos 317 anos, era emboscado e projetado para a eternidade como líder da maior experiência de enfretamento ao sistema escravagista das Américas.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Teatro Nelson Rodrigues recebe Encontro de Dança da Cidade no feriado prolongado


Durante os quatro dias do feriado prolongado da Proclamação da República, o Teatro Nelson Rodrigues será palco do Enda 2012 (Encontro de Dança da Cidade). Espetáculos, bate-papo com a comissão técnica e abertura de processos criativos das peças estão na programação do evento, que é gratuito e aberto ao público.

Na quinta-feira (15), a partir das 16 horas, acontece um bate-papo com a comissão técnica do Enda 2012. Ângela Nolf, Diogo Granato e Luiz Louis discutirão, junto aos participantes e ao público interessado, temas pertinentes aos processos de criação na área da dança.

A abertura oficial do encontro acontece no mesmo dia, às 19h30. A partir das 20 horas a Cia. J. Gar. Cia. de Dança Contemporânea apresenta, no teatro, o espetáculo “Nihil Obstat”. Às 20h30, acontece na área externa do Nelson Rodrigues uma performance com o grupo Grua (Gentlemen de Rua). Os artistas apresentam o “Corpos de Passagem”, espetáculo que mescla dança contemporânea e parkour. 

Após a cerimônia de abertura, bailarinos participantes do Enda e também dançarinos que residem na cidade poderão fazer a “Carteira de Descontos para Espetáculos de Artes Cênicas”. O benefício oferecido pela Secretaria de Cultura de Guarulhos dá descontos em espetáculos teatrais e de dança na cidade. Os interessados em obter a carteira devem levar RG, comprovante de residência, uma foto 3x4 e um documento que comprove a atividade na área de dança (o solicitante pode estudar dança em outra cidade, mas deve morar em Guarulhos).  

Na sexta-feira (16) a programação começa às 17 horas com a apresentação da Cia. de Dança The Fênix Detodance, com fragmentos do espetáculo “Allê Boy, Ne-yo”.  A partir das 19 horas tem “Lilith – A Lua Negra”, com a Cia. de Dança Khalina Aymelek. A noite termina com a abertura de processo criativo do espetáculo “Lilith” a partir das 19h30.

No sábado (17) as atividades começam cedo. Às 10 horas a Cia. de Dança Jandira Reis faz a abertura de processo criativo do espetáculo “Dores, Dissabores, Desamores”. A partir das 13 horas é a vez do Grupo Cênico Retalhos Ululantes falar sobre a montagem “Depois da Parede”.

Às 16 horas acontece a apresentação da Cia. de Dança Luana Rodrigues com fragmentos do espetáculo “Ballare”. A partir das 18 horas a Cia. Sahdiliz sobe ao palco com fragmentos do espetáculo “Baile de Máscaras”. O Grupo Cênico Retalhos Ululantes apresenta “Depois da Parede” às 18h30. Para encerrar a noite tem “Dores, Dissabores, Desamores”, com a Cia. de Dança Jandira Reis, às 20 horas.

No domingo (18) tem o espetáculo “Nós e Só” com o Núcleo Extedoe, às 15 horas, e outros dois horários para a Cia. de Dança Arlequim. Às 16 horas o grupo faz a abertura de processo criativo de “Algum Lugar”, e às 19 horas apresenta o espetáculo. Como parte da programação do Enda 2012, um outro lugar apresenta uma atividade que será aberta a dançarinos e ao público interessado. Na segunda-feira (19) o Teatro Padre Bento realiza um workshop de dança com Jorge Garcia, integrante da Cia. J. Gar. Cia. de Dança Contemporânea e do grupo Grua (Gentlemen de Rua). O evento começa às 19 horas.

Sobre o Enda
O Encontro de Dança da Cidade de Guarulhos acontecerá nos dias 15, 16, 17, 18, 19 e 24 de novembro no Teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão. O evento tem como objetivo identificar e divulgar manifestações da dança da cidade, promovendo o intercâmbio entre artistas e comunidade com espetáculos gratuitos para o público em geral, além de promover, por meio de atividades formativas, a troca de experiências e a aproximação dos artistas entre si e com o público interessado.

Uma das premissas deste ano é a valorização dos processos criativos e de práticas que venham possibilitar metodologias que estimulem a formação e o diálogo com o público nos dias atuais. Além dos tradicionais espetáculos de dança, a edição 2012 traz como novidade os Espaços Abertos do Enda, com apresentações e intervenções de diversos segmentos artísticos ao ar livre.

Outra novidade desta edição é que não haverá premiação como nos anos anteriores. Os grupos foram selecionados previamente pela comissão técnica e  irão apresentar um espetáculo e também realizar uma atividade com abertura do seu processo criativo. Pela apresentação do espetáculo e pela a atividade extra cada grupo receberá um cachê de R$ 2 mil.

Confira abaixo a programação completa do Enda 2012.

15 de novembro / quinta

16 horas Diálogo com a Comissão Técnica do ENDA/2012
Bate-papo com os integrantes da Comissão Técnica do ENDA/2012. Na ocasião, Ângela Nolf, Diogo Granato e Luiz Louis discutirão, junto aos participantes e ao público interessado, temas pertinentes aos processos de criação na área da dança.

19h30 - Cerimônia de Abertura

- Emissão da Carteira de Descontos para Espetáculos de Artes Cênicas

20 horas
“Nihil Obstat”, com a Cia. J. Gar. Cia. de Dança Contemporânea (Espetáculo Convidado). O solo atenta para a liberdade e a possibilidade de transformação em cada lugar e a cada momento. Com Henrique Iwao, pesquisador sonoro e músico  experimental, o trabalho é instigado pela utilização de mini amplificadores pelo espaço cênico, buscando um movimento sonoro em diferentes níveis e interferindo na movimentação física do intérprete. Gênero: Dança Contemporânea. Classificação: livre.
20h30
“Corpos de Passagem”, com GRUA – Gentlemen de Rua (Espetáculo Convidado). Formado por homens sempre vestidos de terno preto, os integrantes do Gentlemen de Rua exploram lugares públicos dos centros urbanos, confundindo-se com aqueles que neles transitam, e buscam na forma de improviso, nas ruas de grandes cidades, o tênue limite entre a rotina sufocante do caos urbano, das cifras e dos números, e o universo poético, sensível e humano, trazendo a tona questões pertinentes ao homem contemporâneo. Gênero: Espetáculo de Dança Contemporânea e Parkour. Classificação: livre.

16 de novembro / sexta

17 horas - Apresentação com a Cia. de Dança The Fênix Detodance com fragmentos de “Allê Boy, Ne-yo” Gênero: Pop. Classificação: livre.

19 horas - “Lilith – A Lua Negra” – Cia. de Dança Khalina Aymelek Espetáculo inspirado no mito da primeira companheira bíblica de Adão, um mistério obscuro de nome Lilith. Gênero: Dança Oriental Cênica. Classificação: 12 anos.

19h30 - Abertura de Processo Criativo/Vivência do espetáculo “Lilith – A Lua Negra”, com a Cia. de Dança Khalina Aymelek

17 de novembro / sábado

10 horas - Abertura de Processo Criativo/Vivência do espetáculo “Dores, Dissabores, Desamores”, com a Cia. de Dança Jandira Reis

13 horas - Abertura de Processo Criativo/Vivência do espetáculo “Depois da Parede”, com o Grupo Cênico Retalhos Ululantes

16 horas - Apresentação da Cia. de Dança Luana Rodrigues com fragmentos do espetáculo “Ballare” Gênero: Ballet Clássico. Classificação: livre.

-18 horas - Apresentações da Cia. Sahdiliz com fragmentos do espetáculo “Baile de Máscaras” Gênero: Dança Oriental. Classificação: livre.

18h30 - “Depois da Parede”, com o Grupo Cênico Retalhos Ululantes
Um corpo que está no seu espaço. Um corpo repleto de vícios que busca avançar através de um obstáculo físico visível e outros internos a serem sentidos. Esta relação conflituosa entre o corpo e os seus limites provoca o movimento e a cena. E é nestes conflitos que vemos um corpo dançar. Gênero: Dança Contemporânea e Performance. Classificação: livre.

20 horas - “Dores, Dissabores, Desamores”, com a Cia. de Dança Jandira Reis
O espetáculo retrata a dor da perda de um ente querido e propõe um exercício de transposição da alma humana, que se desencadeia a partir da relação entre a manifestação cênica e a magnitude da dança. Gênero: livre - com técnica em clássico, jazz, contemporâneo e dança-teatro. Classificação: 12 anos.

18 de novembro / domingo

- 15 horas – “Nós e Só”, com Núcleo Extedoe

16 horas - Abertura de Processo Criativo/Vivência do espetáculo “Algum Lugar”, da Cia. de Dança Arlequim

19 horas - “Algum Lugar”, com a Cia. de Dança Arlequim
O espetáculo aborda um lugar comum, porém singular. Espaço singular de peculiaridades, diferenças, sensações, habilidades e capacidades, o corpo humano. Gênero: Dança Contemporânea. Classificação: 16 anos.

24 de novembro / sábado

16 horas - Apresentação da Cia. de Dança Aracy Guerra com fragmentos do espetáculo “Viaje El Sentimiento” Gênero: Dança Contemporânea. Classifi cação: livre.

18 horas - Cerimônia de Encerramento

18h30 - “Pra Todo Mundo Dançar”, com o Grupo Babado de Chita (Espetáculo Convidado – Parceria com o Sesc de São Paulo)
Um espetáculo que desfila pelo universo das manifestações populares do Brasil e convida o público a tomar parte da brincadeira interagindo com o elenco. Traz em seu repertório ritmos característicos das regiões Norte, Nordeste e Sudeste como o coco e a ciranda, de Pernambuco, o cacuriá, do Maranhão, o jongo, de Guaratinguetá e Piquete, e o carimbô, do Pará, aliando os mesmos à linguagem da expressão cênica popular através da dança, da música e da presença de bonecos. Gênero: Danças Populares. Classificação: livre.

19h40 - Jam Session
Encontro de improvisação que guia o público a um ambiente propício a todos dançarem, não só profissionais da dança.


Comissão Técnica – ENDA/2012

Ângela Nolf
Atuou na Europa durante nove anos. Possui aperfeiçoamentos em Londres, no (RBS) Royal Ballet, na (ISTD) Imperial Society of Teachers of Dancing e no Benesh Institute of Choreology. Foi bailarina do Balé Nacional de Israel, Terceira Dança e Diretora Artística do Balé Opera Paulista. Foi premiada pelo Ceccetti Summer Course (Londres), pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 1980, 1991, 1995 e 2003. Atua em projetos independentes, participa em festivais nacionais e internacionais, ministra aulas para companhias profissionais e atualmente é professora e coordenadora do Curso de Dança da UNICAMP.

Diogo Granato
Ganhador do Prêmio APCA de melhor intérprete pelo solo de dança-teatro “Aretha”, em 2006. É também intérprete-criador da premiada Cia Nova Dança 4, há 16 anos, e diretor do grupo Silenciosas + GT’Aime. Estudou com conceituados professores de dança, teatro e circo do Brasil e do exterior, além de integrar o “Le Parkour Brasil”, grupo pioneiro do Parkour e do Freerunning no país. Atua como professor do Estúdio Nova Dança e trabalha no “Espaço”, sua escola de dança e astanga yoga.

Luiz Louis
Luis Louis é ator, diretor e dramaturgo com notório saber e mestrado pela PUC-SP. Especializou-se em Mímica e Teatro Físico na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre, na Inglaterra, onde viveu por cinco anos. Neste período desenvolveu uma intensa pesquisa nesta área, que incluíram diversos cursos, trabalhos e espetáculos. Foi também professor de mímica no Royal National Theatre e na The School of the Science of Acting em Londres. Retornou ao Brasil em 1997 e fundou a Cia. Luis Louis, trazendo a proposta de uma nova posição do ator no teatro e na sociedade.

Mais informações sobre o Enda 2012 podem ser conferidas no blog http://guaruenda.blogspot.com.br/

Serviço: O Teatro Nelson Rodrigues fica na rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Almeida recebe o prefeito eleito de Itaquá


Foto José Luiz/PMG
O prefeito Sebastião Almeida recebeu na manhã desta quarta-feira (7) o prefeito eleito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima. O encontro foi realizado no Paço Municipal e serviu para aproximar os representantes das duas cidades do Alto Tietê.

"Itaquaquecetuba é uma cidade muito importante na região e faz divisa com Guarulhos. Temos uma série de problemas em comum, que poderão ser discutidos nos próximos quatro anos", afirmou Almeida.

Mamoro Nakashima disse que a troca de experiências com o prefeito de Guarulhos será muito importante no início do mandato. "Sou um novato na política e tenho muito a aprender com as iniciativas implantadas em Guarulhos. Somos vizinhos, então, é importante mantermos a proximidade", afirmou o prefeito eleito.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tráfico de pessoas é assunto em seminário da Igualdade Racial


Foto Jose Luiz

Na terça-feira (6), às 9 horas, aconteceu o seminário “Identidades e Vulnerabilidades Frente ao Tráfico de Pessoas”, organizado pela coordenadoria da Igualdade Racial em conjunto com Relações Internacionais. O objetivo foi de discutir o tráfico de pessoas, organização criminosa lucrativa que só perde para o tráfico de drogas e a indústria bélica. O seminário ocorreu na Universidade de Guarulhos (UNG) e contou com a presença dos alunos dos cursos de Serviço Social, que tiraram dúvidas sobre o tema.

A mesa diretora foi composta por Edna Roland, coordenadora da Igualdade Racial; Dagmar Creilde dos Santos, professora e coordenadora dos Cursos de Serviço Social da UNG, e Rejane Costa, assessora do projeto “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Turismo Sexual” (ETTS), em Guarulhos. A coordenação geral do projeto fica em Gênova, Itália, onde a maioria dos traficados é levada, além de outros países da Europa que, além de brasileiros, recebem ilegais da Argentina, Nigéria, Romênia etc.

Para Edna Roland, o problema de tráfico de seres humanos é um fenômeno muito complexo, e é pouco conhecido pela população. “Esse enfrentamento não é nada fácil e, apesar de serem crimes transnacionais, o combate deve envolver todas as esferas de governo. É preciso prevenir e proteger as vítimas, além de punir e responsabilizar os captadores”, afirma.

Foram detectados 241 pontos de tráfico de pessoas no Brasil. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) estima que cada pessoa traficada gera um lucro de até US$ 2 mi ao ano a seus contraventores e US$ 32 mi durante o período de escravidão. Cerca de 30% das vítimas são forçadas à exploração trabalhista e o restante é levado à exploração sexual, mais de 70%, o que deixa mulheres e transgêneros em maior risco.

Como Guarulhos é uma das principais rotas internacionais de tráfico, pelas conexões feitas no Aeroporto Internacional, a Prefeitura de Guarulhos montou um grupo intersetorial, que envolve as coordenadorias da Mulher, Igualdade Racial, Relações Internacionais, Assuntos Aeroportuários, além da Secretaria de Segurança Pública e a Assessoria Municipal de Assuntos da Diversidade Sexual (Amads).

O mote da campanha organizada, que teve início em 2011, é “O Silêncio nos Faz Cúmplices” e as ações foram distribuídas em três anos, onde o primeiro foi destinado a debater a rede de tráfico de pessoas no Brasil, o segundo ano foi dedicado a identificar vítimas e maneiras de acolhimento, e o terceiro, que será em 2013, visa ao debate sobre turismo sexual. Para denunciar casos de tráfico de seres humanos, basta discar 100 e/ou 180 e não é preciso se identificar.

Hospital Veterinário e Prefeitura realizam feira de adoção de animais


Juntos novamente em prol da vida, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Veterinário Arca de Noé promovem nesta quarta-feira (7) mais uma feira de adoção de animais. Totalmente gratuito, o evento será realizado das 10 às 14 horas, na avenida Jurema, 670 (Parque Jurema).

Cerca de dez animais, entre cães e gatos serão levados pelo CCZ para a feira. Os visitantes poderão escolher entre machos e fêmeas, adultos e filhotes, sendo todos castrados, medicados contra vermes e com todas as vacinas em dia. Para adotar um bichinho de estimação, basta ser maior de 18 anos, apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

A parceria com o Hospital Veterinário Arca de Noé é mais uma iniciativa do CCZ para incentivar a posse responsável e o respeito a todas as formas de vida. Todo terceiro domingo do mês, o Centro de Controle de Zoonoses promove a tradicional feira de adoção em sua sede, evento que conta com ônibus gratuito até o local, saindo do Bosque Maia.

Além disso, os interessados também podem adotar animais de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, diretamente no CCZ, que fica na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo (região de Bonsucesso). Mais informações podem ser obtidas no telefone 2436-3666.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Teatro Nelson Rodrigues realiza a 2ª edição do “A Arte como ela é – Ocupação Artística”


Em agosto deste ano artistas da cidade se reuniram no centro cultural que fica ao lado do Teatro Nelson Rodrigues para comemorar os 100 anos do dramaturgo, escritor e jornalista que dá nome ao local. A segunda edição do “A Arte como ela é – Ocupação Artística” acontece novamente neste fim de semana. O evento começa às 20 horas de sábado (3) e termina às 10 horas do domingo (4).

O encontro reunirá artistas de diversas linguagens, não só no teatro, mas principalmente na área externa do centro cultural localizado no Lago dos Patos. O objetivo do evento é trocar experiências, integrar, interagir e debater a prática artística. Os artistas poderão montar acampamento durante a sua estadia, além de organizar e participar de toda a programação da ocupação.

O público também poderá participar da festa que englobará performances, apresentações teatrais, shows musicais, sarau, contação de histórias, dança, cinema, instalações, exposições e muito mais. A entrada é gratuita, mas quem pretende acampar no local deve levar um prato de salgado ou doce, como contribuição espontânea para ceia e café da manhã.

Serviço: O Teatro Nelson Rodrigues fica na rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão.