sábado, 29 de dezembro de 2012

Cidade celebra chegada de 2013 com queima de fogos e muitos shows


Foto José Luiz

Depois de comemorar os 452 anos da cidade, no início do mês, com o show do cantor sertanejo Michel Teló, a população terá uma nova festa no Parque Linear Transguarulhense, no Continental. A Prefeitura realiza no dia 31 a tradicional festa de Réveillon com queima de fogos e diversas apresentações musicais. A programação é gratuita e começa às 19 horas.

Os shows acontecem em parceria com a rádio Band FM e a animação será garantida pelos grupos Katinguelê, Sampa Crew, Novo Toque e pela dupla sertaneja Mineiro e Marcelo. Os guarulhenses da Banda Segura e do Único Tom também se apresentam no mesmo palco.

Pouco antes da meia-noite começa a contagem regressiva para 2013, que será iniciado com uma queima de fogos de artifício de aproximadamente 10 minutos. A segurança ficará por conta da Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo o comando da corporação, foi escalado um efetivo de 80 homens para a festa, contando ainda com o apoio de funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Transportes e Trânsito e ambulâncias do Samu.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Prefeito anuncia sete novos nomes da sua nova equipe de governo


                                                                                                                         Foto Nícollas Ornelas
O prefeito Sebastião Almeida anunciou mais sete novos nomes que comporão sua equipe de governo para o segundo mandato, que se iniciará no dia 1º de janeiro de 2013. O anúncio foi feito no auditório do Paço Municipal na tarde desta quinta-feira, dia 27, quando Almeida aproveitou também para divulgar o nome do vereador Samuel Vasconcelos para a Liderança do Governo na Câmara Municipal.

Foram mantidos os nomes de Orlando Fantazzini, na Secretaria de Habitação, Fernando Santomauro, na Coordenadoria de Relações Exteriores, Paulo Victor Novaes, na Coordenadoria de Defesa Civil, Vítor Kleber Almeida Santos, na Secretaria de Administração e Modernização, e Maria Helena Ribeiro, na Secretaria de Serviços Públicos. Já para a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, o escolhido foi o vereador Wagner Freitas e para a Secretaria de Assuntos Legislativos, Abdo Mazloum.

Durante o evento, o prefeito Almeida afirmou que esse foi mais um passo dado na formação do seu futuro secretariado, que, na verdade, pode ser considerado como um novo governo, onde todos terão a missão de falar a mesma língua, já que tanto os projetos futuros quanto as ações de continuidade do que vem sendo feito no município têm como base o seu Plano de Governo vencedor das eleições, o qual foi debatido com toda a sociedade.

Restam alguns cargos de secretários, adjuntos e coordenadores que deverão ser anunciados após a posse do prefeito Sebastião Almeida, que acontecerá às 10 horas da terça-feira, dia 1º de janeiro, no Adamastor Centro, na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo. Em seguida, às 11 horas, no Paço Municipal, o prefeito dará posse aos novos secretários e coordenadores já anunciados.

Currículos dos sete novos secretários e coordenadores que assumirão seus postos em 2013:

Bacharel em Direito, Wagner Freitas tem 35 anos e é presidente do PP de Guarulhos. Foi eleito vereador pela primeira vez nas eleições de 2004 e reeleito em 2008. Assume o posto de secretário de Esportes, Recreação e Lazer.

Abdo Mazloum tem 57 anos e assume a Secretaria de Assuntos Legislativos. Foi vereador de 2000 a 2004 e atuou como diretor financeiro da Câmara Municipal de Guarulhos.

Formado em Ciências Sociais pela USP e Relações Internacionais pela PUC-SP, Fernando Santomauro, 35 anos, atuou como assessor na Prefeitura de São Paulo de 2001 até 2005. Ele continuará à frente da Coordenadoria de Relações Internacionais, cargo que ocupa desde 2009.

Maria Helena Ribeiro tem 56 anos e é engenheira formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há 32 anos. Foi diretora de obras da Prefeitura de Betim-MG e também exerceu o mesmo cargo no Departamento de Obras e Administração Direta da Prefeitura de Guarulhos. Também trabalhou 4 anos com projetos de abastecimento de água em Moçambique. Ela segue como secretária de Serviços Públicos de Guarulhos.

Vitor Kleber de Almeida tem 30 anos e está à frente da Secretaria de Administração e Modernização desde junho de 2011. Entre outros cargos, foi assessor na Câmara Municipal de Guarulhos de 2005 até 2009.

Orlando Fantazzini tem 54 anos e é formado em Direito. Foi vereador em Guarulhos de 1989 até 1998, quando foi eleito deputado federal pela primeira vez. Em 2003 foi reeleito. É o atual secretário de Habitação de Guarulhos desde 2009.

Paulo Victor Novaes é formado em Educação Física e Pedagogia, tem 48 anos, e é coordenador da Defesa Civil de Guarulhos desde 2009. É funcionário público desde 1994 e já atuou na Secretaria de Esportes e na Secretaria de Educação.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Michel Teló anima festa dos 452 anos de Guarulhos neste sábado


O show do cantor Michel Teló, em parceria com a Rádio Band FM, é o principal destaque das comemorações do aniversário de 452 anos de Guarulhos neste sábado (8), a partir das 14 horas, no Parque Linear Transguarulhense (avenida Transguarulhense, s/nº, Parque Continental II). A programação tem início logo cedo com a celebração da Missa da Padroeira, às 8 horas, na igreja Matriz. Em seguida, às 9 horas, será aberto o “1º Festival da Paz para o Despertar da Consciência” no Parque Fracalanza. Já às 13 horas, a Festa de Natal do Fundo Social anima os moradores do Cabuçu, e às 15 horas, a avenida Paulo Faccini (em frente ao Bosque Maia) será palco do Guarulhos Hoje Auto Show - espetáculo de acrobacias com veículos comandado pela equipe Tabarelli.
No domingo (9), acontece a 4ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos com largada às 7h30 na avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia.  O Fundo Social de Solidariedade promove, às 13 horas, a Festa de Natal no CEU Presidente Dutra ( rua João Bassi, s/nº, Jd. Presidente Dutra). Mais tarde (15 horas), a cantora Zizi Possi se apresenta gratuitamente no pátio de eventos do Adamastor Centro (av. Monteiro Lobato, 734, Macedo), por meio de parceria com o Sesc.
Os festejos de aniversário prosseguem ao longo de todo mês com  entregas de obras por toda cidade: novas instalações da UBS do Jardim Jacy e do Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi); Centro de Especialidades Médicas (Cemeg) São João, com apresentação do grupo de pagode Sampa Crew, e da farmácia do Cemeg Vila Augusta; Escola SUS para capacitação e treinamento de profissionais da Saúde; entrega do Pólo Cabuçu da Academia de Saúde e de mais oito academias ao ar livre em diversos bairros; obras de pavimentação em vários bairros, entre outras realizações.
As comemorações incluem também vários eventos como a entrega da Decoração Natalina de Terminais de Ônibus; abertura da nova biblioteca do Jardim Presidente Dutra; Festas de Natal do Fundo Social em diversas regiões; lançamento do livro dos 45 anos do Saae; comemoração do aniversário da Academia Guarulhense de Letras; abertura do 2º Seminário de Segurança Viária e apresentação do PAC Mobilidade Urbana; formaturas de alunos do Telecidadania, do CTMO, dos cursos de qualificação profissional do Fundo Social, do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), entre outros.
Confira abaixo a programação dos 452 anos de Guarulhos:
8/12– 8h – Missa da Padroeira
                        Local: Igreja Matriz – pça. Tereza Cristina, 1, Centro
-9h – 1º Festival da Paz para o Despertar da Consciência
Local: Parque Fracalanza, rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta
-13h – Festa de Natal do Fundo Social
            Local: Escola da Prefeitura de Guarulhos Ver. Faustino Ramalho, av. Palmira Rossi, 1.810, Cabuçu
-14h – Show de Aniversário da Cidade com Michel Teló, em parceria com a Rádio Band FM, no Parque Linear Transguarulhense
-15h –Guarulhos Hoje Auto Show – exibição de acrobacias de carros com a equipe Tabarelli  na av. Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia

9/12– 7h30 – 4ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos
                        Local: Largada na av. Paulo Faccini, Bosque Maia
            -13h – Festa de Natal do Fundo Social
Local: CEU Presidente Dutra – rua João Bassi, s/nº, Jd. Presidente Dutra
            -15h – Show com Zizi Possi, em parceria com o Sesc
Local: Pátio de eventos do Adamastor Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo
-17h – Aniversário da Academia Guarulhense de Letras e lançamento de sua revista anual
Local: Campus da FIG-Unimesp – rua Dr. Solon Fernandes, 155, Vila Rosália

10/12– 9h – Entrega do Selo “Ei, tô legal, sou empreendedor individual”
Local: auditório do Paço Municipal – av. Bom Clima, 91, Bom Clima
-15h – Inauguração da farmácia do CEMEG (Centro de Especialidades Médicas) e das novas instalações do Ceresi (Centro de Referência à Saúde do Idoso)
            Local: rua Dona Antonia, 987, Vila Augusta

11/12– 9h – Abertura do 2º Seminário de Segurança Viária e apresentação do PAC Mobilidade Urbana
Local: auditório do Paço Municipal – av. Bom Clima, 91, Bom Clima    
-20h – Entrega da Decoração Natalina dos Terminais de Ônibus Pimentas e São João
Local: av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4.240, Pimentas e estrada Juvenal Ponciano de Camargo, 503, Jd. São João  

12/12– 10h – Homologação dos Processos de Incentivos Fiscais – SIM  Guarulhos
Local: auditório do Paço Municipal – av. Bom Clima, 91, Bom Clima
- 15h – Inauguração da Escola SUS para capacitação e treinamento dos funcionários da Saúde e conselheiros gestores   
                        Local: rua Gilberto Dini, 558, Bom Clima
- 18h – Lançamento do Livro “Diálogos sobre os cenários da violência contra a mulher”
                        Local: Adamastor Centro – av. Monteiro Lobato, 734, Macedo

13/12  - 13h – Festa de Natal do Fundo Social
            Local: Campo de futebol do Japonês - rua da Pátria, s/nº Jd. Vermelhão
                - 14h – Formatura da 3ª Turma dos Cursos de Qualificação Profissional do Fundo Social
            Local: Adamastor Centro – av. Monteiro Lobato, 734, Macedo

14/12   -13h -  Festa de Natal do Fundo Social
                        Local: Escola da Prefeitura Euclides da Cunha – rua Onildes Zanzin Pereira, s/nº, Jd. Fortaleza
            -14h – Formatura de Soldadoras da Secretaria do Trabalho                                                                  
     Local: Adamastor Centro – av. Monteiro Lobato, 734, Macedo
            -16h – Inauguração do Cemeg (Centro de Especialidades Médicas) São João                 
             Local: rua Taipu, 92, São João
            -18h – Formatura dos alunos do Telecidadanias                                                                      
    Local: Salão de Artes do Adamastor Centro – av. Monteiro Lobato, 734, Macedo
             - 19h - Entrega do Cemeg São João com show do Sampa Crew
     Local: rua Taipu, São João

15/12– 10h – Festa de Natal do Fundo Social
                        Local: Paço Municipal – av. Bom Clima, 91, Bom Clima
            -17h – Entrega do asfalto da estrada do Sacramento com show do Sampa Crew
          Local: estrada do Sacramento, Marcos Freire, Pimentas

            - 19h – 28º Corpo & Movimento
                        Local: Ginásio Thomeozão, rua João Bernardo de Medeiros, 508, Bom Clima

16/12 -10h – Abertura da nova biblioteca do Jd. Presidente Dutra
                        Local: praça Orobó, s/nº
            -11h – Aniversário da Ciclovia Paulo Faccini
            -19h – Entrega de asfalto no Bambi com show do Art Popular
         Local: rua Gerânio, s/nº, Bambi

17/12– 16h – Lançamento do livro dos 45 anos do Saae
                        Local. Av. Emílio Ribas, 1.273, Gopoúva

20/12 – 16h – Inauguração do Pólo Cabuçu da Academia de Saúde e entrega das academias ao ar livre Flor da Montanha, Ponte Alta, Vila Fátima, São Rafael, Jandaia, Jurema, Inocoop e Palmira
                        Local: rua Existente, 18, Cabuçu

21/12– 9h – Formatura dos alunos do Plano Nacional de Qualificação (PNQ)          
                               Local: Salão de Artes do Adamastor Centro – av. Monteiro Lobato, 734, Macedo
            19h – Entrega da drenagem e pavimentação da rua Felício Marcondes Rubio com show do Samp Crew
           Local: rua Felício Marcondes Rubio, Recreio São Jorge

31/12– a partir das 19h – Festa de Réveillon com apresentações musicais
                        Local: Parque Linear Transguarulhense

Governo do Estado anuncia trem de Guarulhos


O governo do Estado lançou oficialmente o edital de pré-qualificação das empresas interessadas em participar da construção da Linha 13-Jade, entre as estações Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o GRU-Airport, em Cumbica, num total de 11 km. A expectativa é que o processo licitatório seja concluído no início do próximo ano e que a obra seja concluída até o final de 2014, com capacidade para atender 120 mil usuários por dia.

O projeto prevê duas paradas em Guarulhos. A primeira estação ficará no Parque Cecap, com acesso rodoviário ao terminal de ônibus municipal e ao Hospital Geral. A outra estação será construída na chegada ao aeroporto, com acesso para quem utiliza o terminal da EMTU do Taboão. Os passageiros serão deslocados no interior dos terminais por meio de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que serão feitos pela concessionária do GRU-Airport.

"Essa é uma obra muito importante para nossa cidade porque vai ao encontro dos projetos de Mobilidade Urbana que iremos executar ao longo dos próximos quatro anos", afirmou o prefeito Sebastião Almeida. "Estou muito otimista com o projeto que vai atender não só passageiros, mas também os funcionários do aeroporto e toda a população que se desloca entre os terminais de ônibus já instalados no Cecap e no Taboão".

O prefeito também comemorou o fato de o Estado já ter encomendado um projeto funcional para levar uma terceira estação à região do São João, atendendo a um pedido da Prefeitura. "Fizemos essa reivindicação porque entendemos que isso permitirá maior integração do trem com uma região importante da nossa cidade", afirmou o prefeito.

Cronograma

A cerimônia de lançamento do edital de pré-qualificação da Linha 13-Jade foi realizada no auditório do aeroporto e contou também com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do presidente da GRU-Airport, Antônio Miguel Fernandes, do secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da CPTM, Mário Bandeira.

Segundo Alckmin, o projeto do trem de Guarulhos está orçado em R$ 900 milhões e será financiado por agência de fomento europeia. As oito composições custarão mais R$ 300 milhões e serão equipadas com bagageiros, com corredores contínuos, num total de 172 metros de comprimento. A previsão é que uma viagem entre as estações Engenheiro Goulart e o Aeroporto dure 17 minutos.

"Guarulhos é a maior cidade do Estado depois da Capital e abriga o maior aeroporto do país. Isso justifica o investimento que será feito na linha 13", disse Alckmin. Segundo o governador, o projeto já tem todas as licenças ambientais liberadas e faz parte de um projeto de expansão da rede de trens na Região Metropolitana de São Paulo. "Uma viagem entre o Brás, onde haverá interligação com o metrô, e o aeroporto poderá ser feita em até 35 minutos", prometeu Alckmin.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Entrega dos kits da 4ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos é neste sábado

Será realizada neste sábado (dia 8), das 9 às 17 horas, na tenda multiuso do Bosque Maia (av. Paulo Faccini, s/nº), a entrega dos kits para os inscritos na 4ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos, que acontece neste domingo (dia 9).


No total, serão distribuídas 2 mil sacolas contendo camiseta, número de peito e chip eletrônico, acessórios que deverão ser usados pelos participantes dos 5k e dos 10k durante a prova. Não haverá entrega de kits no dia da corrida.

Com largada marcada para as 8 horas, na avenida Paulo Faccini, a 4ª Corrida Internacional de Guarulhos distribuirá R$34 mil em prêmios, valor que será dividido de acordo com a colocação dos dez primeiros colocados na categoria Geral 10k masculino e feminino, e dos cinco primeiros entre os Residentes em Guarulhos 10k masculino e feminino. O campeão e a campeã dos 10k Geral levarão, cada um, o maior prêmio que é de R$4.500.

Como em todas as outras três edições da corrida, também neste ano a prova contará com a presença de atletas africanos. Os quenianos Kimosop Kiprono e Ednah Mukhwana estarão na cidade para tentar novamente o pódio na prova dos 10k. Em 2011, Kiprono foi vice-campeão e, em 2009, Mukhwana conquistou o título de campeã do percurso.

Outra participação internacional é a do atleta tanzaniano Abubaka Hussen Hamisi, que compete pela primeira vez na cidade. Os três atletas africanos representam a equipe Luasa Sports que terá ainda mais seis atletas brasileiros, todos com excelente currículo, correndo pelas primeiras colocações nos 10k da corrida em Guarulhos.

Serviço:
4ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos
Data: domingo, dia 9 de dezembro
Largada: 8 horas na av. Paulo Faccini (altura da entrada principal do Bosque Maia)
Entrega dos kits
Data: sábado, dia 8 de dezembro
Hora: 9h às 17h
Local: tenda multiuso do Bosque Maia (av. Paulo Faccini, s/ nº)

Prefeito anuncia parte do secretariado do futuro governo


Fotos: Nícollas Ornelas/PMG

O prefeito Sebastião Almeida anunciou nesta quarta-feira (5) os primeiros secretários da próxima gestão que se inicia em 1º de janeiro de 2013. O futuro secretário de Obras será o engenheiro Marco Antonio Toledo, atual gestor do Departamento de Infraestrutura da pasta, e o empresário Luis Carlos Teodoro, assumirá a secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

Na Proguaru, o futuro diretor-presidente será o vereador José Luiz Guimarães. Os atuais secretários João Roberto Rocha Moraes (Governo) e Atílio André Pereira (Transportes e Trânsito) permanecem nos mesmos cargos. Da mesma forma, o vice-prefeito Carlos Derman ficará novamente à frente da Saúde no próximo mandato.

Almeida agradeceu o empenho e contribuição dos secretários João Marques Luiz Neto (Obras) e Arthur Cunha (Proguaru) pelos trabalhos desenvolvidos durante os quatro anos da sua primeira gestão. Destacou também que a próxima administração terá um ritmo diferente de trabalho. “O projeto para a cidade, o plano de governo, foi aprovado por mais de 60% da população. Temos a responsabilidade de avançar e executá-lo o mais rápido possível, pois vivemos um momento especial com obras em execução e um grande volume de obras previstas para a cidade como as obras de saneamento, de mobilidade urbana, as do Aeroporto e Rodoanel. A nova equipe tem o desafio de avançar e funcionar bem nestes próximos quatro anos”, explicou o prefeito.

Currículos

Marco Antonio Toledo é engenheiro civil há 17 anos, especialista em pavimentação, funcionário concursado da Secretaria de Obras desde 2010 e ocupa atualmente a Diretoria de Infraestrutura da pasta. Foi também diretor do Departamento de Trânsito na gestão do prefeito Elói Pietá.

Empresário do setor metalúrgico, Luis Carlos Teodoro é o atual presidente do Ciesp-Guarulhos. Foi presidente da ASEC (Associação dos Empresários de Cumbica) até 2006.

O vereador José Luiz Guimarães é o atual líder do governo na Câmara Municipal. Foi presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e, na gestão Pietá, foi secretário municipal de Administração e Modernização, de Governo e também de Serviços Públicos.