terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Almeida participa do Encontro de Prefeitos em Brasília


O prefeito Sebastião Almeida inicia nesta terça-feira (29) sua participação no “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas”, promovido pelo Governo Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O evento envolve ministros de Estado e representantes de diversos órgãos federais, que têm a missão de apresentar projetos e programas desenvolvidos pela União a administradores de todo o País. “Será uma excelente oportunidade para conhecer os novos prefeitos e trocar experiências sobre projetos”, afirmou Almeida, que viajou na tarde desta segunda-feira (28) para a capital federal.

O prefeito de Guarulhos quer aproveitar a oportunidade para reivindicar mais recursos para as obras de Mobilidade Urbana no município, com foco especial na ligação das avenidas Jacu-Pêssego, em São Paulo, com a Papa João Paulo, em Guarulhos. “Vamos ter contato direto com vários ministros do Governo Dilma Rousseff e quero levar a todos eles nossos pleitos para a implantação integral de nosso projeto de Mobilidade Urbana”, disse o prefeito.

Apresentação de projetos

O Governo Federal escolheu para este ano o tema “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”. Isso permitirá dividir a apresentação dos projetos por áreas, com destaque para as ações em desenvolvimento social, desenvolvimento ambiental urbano, desenvolvimento econômico, e participação social e cidadania. “A presidenta Dilma Rousseff deixou clara a intenção de ampliar ainda mais sua relação com os prefeitos de todas as regiões do País”, destacou Almeida.

Segundo ele, os prefeitos terão a oportunidade de conhecer os mecanismos para o recebimento de recursos de programas como o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, a Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos, entre outros. Além disso, os representantes de várias cidades terão a oportunidade de mostrar seu trabalho a outros pares, inclusive por meio de ações desenvolvidas em conjunto, como ocorre no caso dos consórcios de municípios.

Recém-eleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Almeida vai levar à Brasília um estudo sobre gestão de resíduos sólidos. O projeto foi elaborado no ano passado, com a participação das 11 cidades da entidade.

A apresentação de Almeida está marcada para as 14h30, no auditório Águas Claras, num painel sobre “Boas Práticas em Desenvolvimento Urbano e Ambiental”. A cerimônia de abertura do “Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas” será realizada nesta segunda-feira, às 19h, com a presença de Dilma Rousseff.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndio provoca mais de 200 mortes em boate no Rio Grande do Sul


O alvará de funcionamento da boate Kiss, que pegou fogo na madrugada deste domingo (27) e deixou pelo menos 232 mortos, em Santa Maria (RS), estava vencido desde agosto do ano passado, segundo comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs. Ele disse que o documento serve para atestar as condições de prevenção e combate a incêndios.
"Está vencido desde agosto. O alvará é necessário para o funcionamento da casa na sua normalidade", disse ao G1.
Mais cedo, a Brigada Militar havia dito que 245 pessoas haviam morrido na tragédia, mas o número foi revisto no início da tarde.
O retirada dos corpos foi concluída no final da manhã. Outras 131 pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento em hospitais da região.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que a banda que se apresentava teria utilizado sinalizadores durante uma espécie de show pirotécnico.
As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelacimento em poucos minutos. O incêndio provocou pânico, e muitos presentes não conseguiram acessar a saída de emergência.
O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia. A investigação vai ficar a cargo da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria. Testemunhas já estão sendo ouvidas.
Polícia busca mais corpos com cães farejadores

Embora a polícia tenha anunciado que havia retirado todos os corpos do local do incêndio em Santa Maria, as buscas seguem no interior da boate. De acordo com major Ávila, da Brigada Militar, o trabalho agora é feito com a ajuda de cães farejadores. "Vamos fazer mais algumas vezes. Mas, em princípio, não se encontraram mais corpos", disse à Rádio Gaúcha.

Ainda de acordo com o major, a polícia também se preocupa em manter intacta a estrutura da boate para o trabalho da perícia.
Familiares reconhecem corpos

Familiares das vítimas do incêndio na boate Kiss tiveram acesso ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (RS), no início da tarde, para fazer o reconhecimento dos mortos na tragédia.

Desde o fim da manhã, parentes e amigos faziam fila no local, aguardando a permissão de entrar no ginásio.
Depois de liberar o acesso em duplas, a polícia começou a formar grupos maiores para fazer o reconhecimento de maneira mais rápida. O ginásio fica na Rua Appel, no bairro Nossa Senhora de Fátima. A orientação da polícia e de bombeiros é que as pessoas acessem o local pelas esquinas das ruas Professor Teixeira ou Tuiuti.
Hospitais recebem feridos

Pelo menos seis unidades de saúde da região de Santa Maria (RS) receberam vítimas do incêndio. Voluntários também estão auxiliando o trabalho na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado. Temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar", disse Ciro Simoni, Secretário Estadual da Saúde, em entrevista à Rádio Gaúcha. "Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande".

Alguns feridos estão sendo transferidos para o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), especializado no tratamento de queimados. Por volta das 13h30 deste domingo (27), helicópteros da Aeronáutica aterrissaram no Parque Farroupilha, na capital, transportando feridos na tragédia.
Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já aguardavam para transportar os feridos para o setor de queimados do HPS. O campo de futebol do parque foi isolado para o pouso das aeronaves. A Avenida Osvaldo Aranha também teve o trânsito interrompido para a chegada dos helicópteros. O trajeto entre Santa Maria e Porto Alegre dura 40 minutos e a estimativa é que aeronaves cheguem a cada 20 minutos.
Equipes de Santa Maria estão fazendo contato com hospitais do interior do estado em busca de leitos para outros feridos. O Hospital de Santo Ângelo confirma que foi contatado e que deve receber pacientes até o fim da tarde. O Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul já recebeu duas vítimas, ainda não identificadas. O Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas, também deve prestar tratamento a feridos.
Pirotecnia era comum em shows

Os efeitos pirotécnicos durante o show da banda Gurizada Fandangueira na boate Kiss, na madrugada deste domingo (27), relatados como os possíveis causadores do incêndio que resultou na morte de pelo menos 232 pessoas, eram comuns durante as performances da banda, como é possível ver em vídeos publicados no canal oficial do grupo no YouTube.Clique aqui para assistir.

Imagens de um show realizado em maio de 2011 mostram faíscas saindo de sinalizadores posicionados na frente do palco. O efeito pirotécnico alcança uma altura que aparentemente ultrapassa os integrantes do grupo.
A página oficial da banda no Facebook também traz um release que afirma que ações pirotécnicas fazem parte das apresentações do Gurizada Fandangueira. "Com a grande experiência comprovada em bailes e shows, [a banda] demonstra além de todo seu talento, muita inovação em estrutura, efeitos visuais e pirotécnicos, os quais fazem toda a diferença na identidade exclusiva da banda".
Taynne Vendrúsculo, estudante que estava na boate durante o incêndio, afirmou ter visto a banda que se apresentava no local utilizando efeitos pirotécnicos no show.
"Foi durante uma música em que o cantor estava fazendo uma apresentação que tinha efeitos [pirotécnicos], porque provocou faíscas, alguma coisa que acreditamos que possa ter sido isso que causou [o incêndio]. Foi muito rápido. Ele estava cantando e, quando a gente viu, ele parou de cantar e aí a gente olhou e prestou atenção no que estava acontecendo e tinha o fogo no teto", contou à GloboNews.
Integrante de banda morre no incêndio

Apenas um dos seis integrantes da banda Gurizada Fandangueira morreu na boate que pegou fogo: o gaiteiro Danilo Jaques, o mais jovem membro do grupo.

Em entrevista ao G1, o baterista Eliel de Lima, de 31 anos, contou que, antes de deixar o local, desatou o instrumento das costas do colega. Ele disse que foi o último músico a deixar o palco e que, nessa hora, Danilo estava parado ao lado da porta do banheiro, ainda preso à sanfona.
"A essa altura, o pessoal já estava correndo, a fumaça levantando, aí não vi mais ele, estava tudo escuro, era uma fumaceira", lembra. "A gente saiu mal, no meio da fumaça, tive dor no peito. Fiquei aguardando para podermos nos achar, para ver quem tinha saído. Fomos nos encontrando aos poucos e ficamos na expectativa de achar o Danilo, mas ele não apareceu".
Conduta de seguranças será apurada

As causas do incêndio serão investigadas pela Brigada Militar e demais órgãos de segurança do estado. Após relatos de testemunhas, a polícia apura a suspeita de que os seguranças da boate tenham impedido a saída de frequentadores do local no início da confusão, por volta das 2h, quando a casa noturna começou a pegar fogo.

De acordo com o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha, as condições de prevenção contra incêndio da casa também serão apuradas. "Recebemos alguns relatos de que os seguranças teriam barrado as pessoas até que elas pagassem a conta, mas isso são apenas relatos, não conseguimos confirmar. Também estamos apurando o que provocou o incêndio e as condições de prevenção da casa", disse ao G1 o coronel, que também está em Santa Maria acompanhando de perto os trabalhos.
O coronel Guido, comandante do Corpo de Bombeiros, também disse que algumas pessoas presentes na festa relataram que seguranças da boate trancaram a porta de saída durante o incêndio. "Vi as pessoas amontoadas e mortas perto da saída", disse o coronel.
"A maioria das pessoas acaba morrendo por asfixia, inalação da fumaça tóxica. Queimados mesmo ali foram poucos. O que matou foi pânico, inalação da fumaça tóxica e dificuldade em sair", completou.
Segundo Rodrigo Moura, um dos seguranças da boate, vigilantes tentaram pegar extintor de incêndio, mas o fogo logo tomou conta do local rapidamente. Ele disse que Começou então um pisoteamento e que só algumas pessoas puderam ser resgatadas. "Alguns colegas de trabalho faleceram também. Só quem estava ali viu, (foi um) filme de terror", afirmou.
Festa reunia universitários

A festa universitária "Agromerados", que tinha classificação etária de 18 anos e ingressos ao preço de R$ 15, começou às 23h de sábado (26), de acordo com as informações divulgadas no site da casa noturna.

O evento era direcionado para jovens da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As atrações confirmadas no site da boate foram Gurizada Fandangueira, Pimenta e seus Comparsas, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
'Fumaça se espalhou muito rápido'

A estudante Luana Santos Silva, de 23 anos, que estava no local no momento do incidente, disse em relato à GloboNews que o fogo se alastrou rapidamente pelo interior da boate.

Ela afirmou que estava próxima à saída quando o fogo começou. "Nós olhamos para o teto lá na frente do palco e estava começando um fogo. Foi um amigo nosso que nos mostrou, aí nós começamos a cair. Minha irmã me puxou e eu saí arrastada pelo chão", contou Luana.
Segundo a jovem, a fumaça se espalhou rapidamente. "Foi bem no início, foi só atravessar a rua e começou a sair fumaça. Aí começou a sair o pessoal desesperado e gente machucada. Era uma porta pequena para muita gente sair".
Trabalho salva fotógrafa

O trabalho da fotógrafa Fernanda Freire Gomes Bona, de 23 anos, a salvou de ser mais uma das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS). Fotógrafa oficial da casa noturna, ela estava em uma área VIP próxima à saída quando o incêndio começou. O local tinha uma vista privilegiada da boate, permitindo não apenas que ela tirasse fotos, mas também que percebesse rapidamente o incêndio e escapasse do local em poucos minutos.

"Como estava perto da porta graças a Deus eu saí correndo, em cinco minutos estava do lado de fora. Uma pessoa me chamou para fotografar na área VIP, por isso que eu fui para lá, tem uma visão melhor", contou Fernanda ao G1. "Normalmente eu fico no meio das pessoas. Foi sorte. Seu eu não estivesse trabalhando, não estaria na área 
Dilma cancela agenda e vai ao RS

A presidente Dilma Rousseff cancelou três reuniões bilaterais que teria neste domingo (27) no Chile e embarca ainda pela manhã para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em razão da tragédia ocorrida em boate na cidade, onde pelo menos 232 pessoas morreram após o incêndio.

Em entrevista antes da viagem, Dilma disse que mobilizou os ministros para monitorar e que o governo federal fará "tudo o que for necessário". Emocionada, ela lamentou a tragédia.
"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse com a voz embargada.
Mais cedo, ela telefonou para o governador gaúcho Tarso Genro e ofereceu "toda ajuda necessária" para lidar com a situação.
"A presidenta telefonou para o governador Tarso Genro e ofereceu toda a ajuda necessária. Ela determinou a todos os ministros que deem apoio em suas respectivas áreas", informou a assessoria de imprensa do Planalto.
'Brasil está de luto', diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota, na manhã deste domingo, na qual manifesta solidariedade a amigos e familiares das vítimas do incêndio em uma boate em Santa Maria.

"O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos", diz a nota assinada por Lula e pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.
Tarso Genro lamenta tragédia e viaja para Santa Maria

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, manifestou no Twitter o seu pesar pelas mortes provocadas pelo incêndio ocorrido na madrugada. O chefe do Executivo no estado afirmou ainda que se deslocará até a cidade para acompanhar o trabalho dos Bombeiros e da Polícia Civil, que realizam a retirada e a identificação dos corpos.

“Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, escreveu o governador na rede social. Em entrevista à Rádio Gaúcha mais cedo neste domingo, o secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels, afirmou que todas as forças de segurança pública do estado já foram acionadas para se deslocarem até Santa Maria.
Prefeitura decreta luto oficial de 30 dias

O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias pelas mortes ocorridas durante incêndio em uma boate e que vitimou pelo menos 232 pessoas. De acordo com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, é a primeira vez que um luto tão extenso é decretado na cidade.

Natural de Santa Maria, Beltrame lamenta tragédia

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, natural de Santa Maria (RS), divulgou neste domingo (27) uma nota de pesar pelos 232 mortos do incêndio na boate Kiss. Segundo nota da secretaria, Beltrame está profundamente consternado com a tragédia ocorrida em sua cidade natal e acompanha o desenrolar da situação pela imprensa e pelo telefone com parentes.

"É provavelmente a notícia mais triste que já recebi de minha querida cidade. Como santa-mariense que sou, estou chocado. Santa Maria é uma cidade composta eminentemente por jovens, é um centro universitário regional, rapazes e moças de todos os lugares vão para lá estudar. Por isso, é uma cidade muito ativa e pulsante, cheia de juventude. É de uma tristeza imensa ver quantas vidas se perderam, centenas de jovens universitários que estavam alegremente celebrando a vida. Estou rezando pela paz dessas famílias, e pela paz de toda a população de Santa Maria, que precisará de muito carinho e solidariedade para superar essa tragédia", declarou o secretário em nota.
Tragédia é destaque na imprensa mundial

O incêndio ocorrido em Santa Maria (RS) repercutiu na imprensa internacional, com jornais e agências de notícias de outros países publicando reportagens sobre o assunto. O jornal espanhol El País noticiava a tragédia como manchete de sua edição na internet. "Dezenas de mortos em incêndio de uma discoteca no sul do Brasil", dizia a publicação.

A rede britânica BBC informou que "dezenas" de pessoas morreram no incêndio, e pedia relatos de testemunhas. O jornal norte-americano New York Post deu destaque para o ocorrido em sua página na internet, relatando as dezenas de mortes. A publicação inglesa Daily Mirror divulgou imagens da fachada da boate no Rio Grande do Sul junto com relatos sobre as mortes.
Fonte: G1





sábado, 26 de janeiro de 2013

Unidades do Fácil vão abrir neste sábado até as 17 horas para atendimento do IPTU 2013


As oito agências do Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão e o Fácil Unidade Móvel vão abrir neste sábado (26) das 8 às 17 horas para tirar dúvidas da população em relação ao IPTU 2013. 

Fácil Móvel está instalado em Bonsucesso, na rua Santa Rita com a avenida Armando Bei, funcionando até o dia 2 de fevereiro na seguinte forma: de 28 (segunda-feira) até o dia 31 (quinta-feira), das 8 às 18 horas; sexta-feira (1º de fevereiro), das 10 às 18 horas; e sábado (2), das 9 às 13 horas.

Confira endereços das agências do Fácil:
- Bom Clima – Avenida Bom Clima, 49
- Parque Jurema – Avenida Jurema, 453
- Taboão – Avenida Silvestre Pires de Freitas, 327
- Cumbica – Avenida Santos Dumont, 387
- Presidente Dutra – Avenida Papa João Paulo I, 3.897
- São João – Rua Particular, 29
- Vila Galvão – Rua Caixa d’Água, 14 
- Marcos Freire - Estrada do Capão Bonito, 53
-Fácil Móvel -  em Bonsucesso, rua Santa Rita com a avenida Armando Bei

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Começa a funcionar na segunda-feira a linha de ônibus do circuito gastronômico



Entra em operação nesta segunda-feira, dia 28, a nova linha de ônibus que cobrirá o circuito gastronômico da cidade, numa iniciativa da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) e da ABRAG (Associação de Bares, Restaurantes e Alimentação da Cidade de Guarulhos) para atender aos usuários do Aeroporto Internacional no horário entre 11 e 15 horas. Os ônibus partirão com intervalos de 20 minutos, tendo como itinerário os principais bares e restaurantes da cidade.
Essa linha complementa outra iniciativa, que entrou em operação em agosto do ano passado: os ônibus executivos, que oferecem todo o conforto ao passageiro, com ar condicionado, aparelhos de TV, DVD e refratário de água.
A linha oferece atendimento diferenciado ao usuário do sistema de transporte público, ao mesmo tempo em que estimula o comércio do município, especialmente da região do Boque Maia, que apresenta uma grande variedade de comércios dessa natureza.

Os ônibus sairão do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, passando pela avenida Monteiro Lobato, região central, avenida Salgado Filho e avenida Paulo Faccini.

Trajeto da linha gastronômica S132:

Sentido Centro
Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos
Acesso à Rodovia Hélio Smidt
Rodovia Hélio Smidt
Acesso à Av. Natália Zarif
Av. Natália Zarif
Acesso à Alameda dos Lírios
Av. Odair Santanelli
Av. Monteiro Lobato
Av. João Gonçalves
Rua Oswaldo Cruz
Rua Felício Marcondes
Av. Tiradentes
Rua Onze de Agosto
Rua Monsenhor Aristides Silveira Leite
Rua Nossa Senhora Mãe dos Homens
Av. Dr. Timóteo Penteado
Rua Celso
Av. Salgado Filho
Retorno da via
Av. Salgado Filho
Rua Soldado Eliseu José Hipólito
Av. Paulo Faccini

Sentido Aeroporto
Av. Tiradentes
Av. Salgado Filho
Rua Brasilina
Av. Esperança
Rua Capitão Gabriel
Ladeira Campos Sales
Rua Dr. Ramos de Azevedo
Rua Cerqueira Cesar
Rua Barão de Mauá
Rua Benedito F. Moraes
Rua José Triglia
Rua Harry Simonsen
Av. Monteiro Lobato
Rua Asea
Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves
Av. Monteiro Lobato
Viaduto Prof. Jossey Toda
Acesso à Rodovia Hélio Smidt
Rodovia Hélio Smidt
Acesso ao Terminal de Passageiros
Terminal de Passageiros (I e II)

Prefeitura de Guarulhos apresenta balanço do pagamento do IPTU 2013


Fotos Fabio Nunes Teixeira/PMG

Mais de 127 mil carnês do IPTU 2013 já foram quitados à vista (com desconto de 10%) ou tiveram a primeira parcela paga. O número supera em mais de 50% o total do imposto pago no mesmo período do ano passado. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (24), no Paço Municipal, durante entrevista coletiva concedida pelo prefeito em exercício Carlos Derman.

O prazo para o contribuinte quitar o IPTU à vista ou a primeira parcela, que deveria encerrar nesta quinta-feira (24), foi prorrogado pela Prefeitura para até o próximo dia 31. Também foi estendido para a mesma data o prazo para apresentação de pedidos de revisão do tributo. 
  
Desde o início deste mês, quando os carnês começaram a chegar à casa dos contribuintes, as unidades do Fácil realizaram mais de 74 mil atendimentos relacionados ao IPTU. No entanto, apenas 6.177 referem-se a pedidos de revisão, ou seja, 8,2% dos serviços requisitados. O número é bem inferior aos 36 mil pedidos de revisão apresentados em 2002, quando foi implementado o IPTU progressivo na cidade.  

De um total aproximado de 368 mil imóveis, 128 mil estão isentos do pagamento do IPTU em Guarulhos, o que corresponde a 28%. Além do desconto de 10% à vista, o contribuinte que optar pelo parcelamento em até 12 vezes e não possua quaisquer débitos relativos ao IPTU até 31 de outubro do ano anterior, será concedido desconto de 5% em cada parcela.

Durante a coletiva, Derman também esclareceu que o pedido de revisão pode ser feito a qualquer momento – mesmo após o dia 31 de janeiro - junto às nove unidades do Fácil. Vale lembrar que todo pedido de revisão que for deferido favoravelmente ao contribuinte, será emitido um novo carnê com parcelamento em até 24 vezes.

Para facilitar a vida da população, as unidades do Fácil estarão abertas neste sábado (26) das 8 às 17 horas. Veja os endereços das unidades:

Bom Clima
Av: Bom Clima, 49 (Paço Municipal)

Jardim Presidente Dutra
Av: Papa Paulo I, 3.887
Jardim São João
Rua Particular, 29
Cumbica
Av: Santos Dumont, 387
Centro
Rua Luiz Faccini, 597

Taboão
Av: Silvestre Pires de Freitas, 327
Vila Galvão
Rua Caixa D`Água, 14
Parque Jurema
Av: Jurema, 453
Bonsucesso – Fácil Móvel
Rua Santa Rita com avenida Armando Bei

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Rodovia Ayrton Senna ganha novo viaduto em Guarulhos


Foto Sidnei Barros
Foi entregue nesta quinta-feira (17) um novo viaduto na Rodovia Ayrton Senna, na região do Pimentas, que poderá ser utilizado como opção de retorno pelos motoristas que trafegam pelo local no sentido São Paulo. Com a inauguração da obra, o viaduto antigo, localizado no Trevo do Pimentas, passa a funcionar em apenas uma mão de direção já a partir desta sexta-feira (18), servindo aos motoristas que seguem rumo ao Vale do Paraíba. O investimento na construção do novo viaduto e de pistas marginais de ambos os lados da rodovia, entre os kms 24,8 e 26, foi orçado em R$ 44,6 milhões pelo Estado.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida, do governador Geraldo Alckmin e de vários secretários municipais e estaduais. Almeida aprovou as mudanças viárias feitas pelo Estado para diminuir o trânsito no local, que é muito elevado no final da tarde. “A região do Pimentas cresceu muito nos últimos anos e recebeu várias indústrias. Essa obra é importante porque diminuirá o trânsito no viaduto antigo, que foi construído numa época em que o número de veículos na Ayrton Senna era muito menor”, destacou o prefeito.

Segundo Almeida, a ampliação e modernização do Trevo do Pimentas se soma a outras intervenções que serão realizadas pela Prefeitura nos próximos anos na região, como a construção de um novo trevo para Bonsucesso e o alargamento da avenida Juscelino Kubitschek. “Também trabalhamos para que a Jacu-Pêssego chegue à nossa cidade. Essa obra é de interesse metropolitano, porque liga o Aeroporto Internacional ao Porto de Santos, passando pelo ABC, e próxima ao futuro estádio do Corinthians (em Itaquera), onde será realizada a abertura da Copa do Mundo”, disse o prefeito.
O governador Geraldo Alckmin ressaltou que o novo viaduto terá impacto no dia a dia dos motoristas de Guarulhos e da zona leste de São Paulo. “O viaduto antigo funcionava em mão dupla e isso causava muito congestionamento na Ayrton Senna. Agora, cada viaduto da região funcionará em sentido único, e os motoristas ainda contarão com duas marginais”, afirmou Alckmin. Ele destacou que a frota no Estado hoje é de 24 milhões de veículos, o dobro da registrada em 2000.

Segundo o governador, a cidade receberá outros investimentos na área da Mobilidade Urbana em 2013, como o início das obras do trecho Norte do Rodoanel e da implantação da Linha 13 da CPTM. Além disso, ele também reconheceu que a Prefeitura e o Estado estão bem próximos de um acordo em torno da área onde será construído o Parque Tecnológico de Guarulhos.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Unidades do Fácil vão abrir neste fim de semana para atendimento do IPTU 2013


As agências do Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão vão abrir neste fim de semana para tirar dúvidas da população em relação ao IPTU 2013. No sábado (19), o atendimento  será das 8 às 17 horas e no domingo (20), das 8 às 13 horas. Já o Fácil Unidade Móvel irá funcionar neste sábado no Sítio dos Morros (rua Delmiro com av. Brigadeiro Faria Lima, em frente à UBS Morros) e no domingo no Bonsucesso (rua Santa Rita com a avenida Armando Bei), no horário das 8 às 13 horas.

Vale destacar que, nesses dias, não haverá atendimento para as solicitações de serviços do Saae.

Confira endereços das agências do Fácil:
- Bom Clima – Avenida Bom Clima, 49
- Parque Jurema – Avenida Jurema, 453
- Taboão – Avenida Silvestre Pires de Freitas, 327
- Cumbica – Avenida Santos Dumont, 387
- Presidente Dutra – Avenida Papa João Paulo I, 3.897
- São João – Rua Particular, 29
- Vila Galvão – Rua Caixa d’Água, 14 
- Marcos Freire - Estrada do Capão Bonito, 53

-Fácil Móvel:
 . Sábado no Sítio dos Morros (rua Delmiro com av. Brigadeiro Faria Lima, em frente à UBS Morros)
 . Domingo em Bonsucesso (rua Santa Rita com a avenida Armando Bei)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Almeida anuncia mais 13 nomes de seu novo governo


Fotos Fabio Nunes Teixeira
Na tarde desta segunda-feira, dia 14, o prefeito Sebastião Almeida anunciou mais 13 nomes que irão compor a sua equipe de governo para o mandato 2013/2016, em cerimônia realizada no auditório do Paço Municipal. Na oportunidade, Almeida concedeu coletiva à imprensa e ressaltou que o nome que comandará a Coordenadoria da Mulher, bem como o dos adjuntos e diretores que ainda restam para fechar o seu secretariado, será anunciado posteriormente, porém, sem eventos públicos como os quatro anteriores, que ele vem fazendo desde o início de dezembro.

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Benedito Aparecido da Silva foi nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), enquanto Wagner Hosokawa retornou à Coordenadoria da Juventude, o mesmo acontecendo com Edna Maria Roland, que continua à frente da Coordenadoria da Igualdade Racial. Para a diretoria de Promoção Social da Secretaria de Assistência Social, Almeida indicou a ex-secretária do Trabalho, Maria Helena Gonçalves.

Outros componentes da equipe foram os adjuntos Eduardo Rodrigues Pereira da Silva (Dudu de Cumbica) para a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer; Rafael Paredes para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE); Vander da Silva Alves para a Secretaria de Governo; Edvaldo Moreira de Barros (Vadinho) para a Secretaria de Habitação; Arnaldo Souza para a Secretaria de Obras; Joel Bonfim da Silva para a Secretaria do Trabalho; Celso Masson para a Secretaria de Transportes e Trânsito; e Ezio Balbino para a Secretaria de Assuntos para a Segurança Pública.

Almeida aproveitou o evento para apresentar o presidente da recém-criada Agência Reguladora de Serviços Públicos de Saneamento Básico do Município de Guarulhos (Agru). Trata-se de Plínio Tomaz, especialista na área, que já foi superintendente e diretor de obras do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), trabalhou no Ministério de Minas e Energia e foi fundador da ASSEAG (Associação de Engenheiros e Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos). Para a diretoria Jurídica do órgão foi indicada a advogada Silvânia Anízio da Silva.

A Agru, que, provisoriamente funcionará na sede do SAAE, será responsável pela formulação do edital das PPPs (Parcerias Público/Privadas) para a construção de novas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), com o objetivo de chegar aos 100% de esgotos tratados no município, meta audaciosa, que, segundo o prefeito Almeida, colocará Guarulhos no patamar de grande cidade, com sabedoria e inteligência, mas, principalmente, com o respeito ao bem-estar e à saúde da população.



Guarulhos terá oito Regionais da Prefeitura

Durante o anúncio dos nomes do seu secretariado, Almeida informou que dará sequência ao projeto de criar as Regionais da Prefeitura nos principais pontos do município para aproximar a administração do cidadão. Serão oito Regionais (denominadas como subprefeituras em São Paulo) no Pimentas, Bonsucesso, São João, Taboão, Vila Galvão, Cumbica, Cidade Satélite e Cabuçu.

As Regionais serão vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e terão, segundo Almeida, uma estrutura mínima necessária para atuar junto à população na captação e solução de suas necessidades mais urgentes no que se refere à fiscalização e licenças de funcionamento, entre outras atribuições. A criação dessas Regionais será feita através de Projeto de Lei a ser encaminhado até março à Câmara Municipal.

Currículos dos novos membros do 1º escalão da administração municipal:

Benedito Aparecido da Silva, o Benê, tem 48 anos de idade e é presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Guarulhos desde 2010. Participou da construção do partido no município. É bacharel em Direito e tem sua vida pública ligada à oposição sindical e aos movimentos da Igreja Católica, como as Pastorais da Juventude e da Família.

Wagner Hosokawa é assistente social e tem 33 anos. Ele retorna à frente da Coordenadoria da Juventude, onde atuou desde a sua criação, em 2009, tendo se afastado no período eleitoral. Ele foi secretário de Assistência Social na primeira gestão do prefeito Almeida.

A psicóloga Edna Maria Roland, de 62 anos, continua na Coordenadoria da Igualdade Racial, cargo que ocupa desde a sua criação, em julho de 2009. Ela ocupou o cargo de Coordenadora da Mulher, em 2006, na gestão do então prefeito Elói Pietá. Ela tem um longo histórico de luta nos movimentos negro, contra o racismo e pela mulher negra, na busca pela igualdade de raças.

Haddad vai ajudar Almeida a obter recursos para a Jacu-Pêssego


Guarulhos ganhou um aliado de peso na busca por recursos para as obras de ligação da avenida Jacu-Pêssego, em São Paulo, com a avenida Papa João Paulo, em Guarulhos. Em almoço realizado nesta sexta-feira (11) na Capital, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, garantiu ao colega guarulhense Sebastião Almeida que vai se empenhar para convencer o Governo Federal da necessidade de investir no prolongamento da via entre as duas cidades.

"A Jacu-Pêssego não é do interesse apenas de Guarulhos. Trata-se de uma via metropolitana, que também vai atender São Paulo e os municípios do ABC", disse Almeida. Segundo ele, os dois voltarão a conversar sobre o assunto no dia 28, quando a presidente Dilma Rousseff reunirá prefeitos de várias cidades do País para um encontro em Brasília. "Vamos batalhar junto com o Haddad e com outros prefeitos da Grande São Paulo para que essa obra receba novos recursos."

Também participaram do almoço com Haddad os prefeitos Luiz Marinho (São Bernardo do Campo), Jorge Lapas (Osasco), Carlos Grana (Santo André), Sérgio Ribeiro (Carapicuíba), Donisete Braga (Mauá), e Francisco Daniel de Morais (Franco da Rocha). Segundo Almeida, os prefeitos decidiram elaborar uma pauta de reivindicações para encaminhar ao Estado, por meio do Conselho Metropolitano, já a partir de fevereiro, com prioridades definidas pelos representantes das 39 cidades da região.

"Vamos trabalhar juntos para apresentar uma pauta muito positiva ao Governo do Estado e ao Governo Federal. Todo mundo diz que Mobilidade Urbana é fundamental, mas até hoje não foi feita a integração do Bilhete Único da Capital com o Bilhete Único das cidades da Região Metropolitana. Isso depende apenas de vontade política, uma vez que os municípios querem e o Estado também quer avançar sobre esse assunto", disse o prefeito de Guarulhos.

Almeida disse que os prefeitos têm consciência de que não conseguirão mais resolver seus problemas sozinhos se não houver integração e diálogo entre as cidades da região. "Por melhor que seja, o prefeito não resolve os problemas se o vizinho do lado não agir de maneira integrada. Nossa ação tem que ir além de nossos territórios", afirmou.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Almeida anuncia mais seis nomes da sua nova equipe de governo


Foto Nicollas Ornelas
O prefeito Sebastião Almeida anunciou nesta terça-feira, dia 8, mais seis nomes que irão compor a sua equipe de governo para o mandato 2013/2016. O anúncio foi feito no auditório do Paço Municipal, onde o prefeito concedeu coletiva à imprensa, frisando que ainda restam alguns nomes que ele anunciará na próxima segunda-feira, dia 14.

Foram anunciados os nomes de Roseli de Fátima Ferreira, na Coordenaria de Relações Federativas, Firmino Manoel da Silva, na Coordenaria de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Paulo Carvalho, na Coordenadoria de Assuntos Aeroportuários, Andrea dos Santos Grucci de Oliveira, na Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, Lourdes Almeida, na presidência do Fundo Social, e Miguel Nelson Choueri, na presidência do Ipref (Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos de Guarulhos).

Foram anunciados os nomes dos seguintes adjuntos: Unaldo Santos, na Secretaria de Serviços Públicos; Lindemberg Bonacin Thomé Junior, na Secretaria de Cultura; Jaime Silva, da Secretaria de Comunicação; Neide Marcondes, na Secretaria da Educação; e Marli Almeida Araújo, na Secretaria de Meio Ambiente.

Dos nomes já anunciados pelo prefeito, já tomaram posse Severino José da Silva, que continuou à frente da pasta de Assuntos Jurídicos, e o vice Carlos Derman, que voltou para a Secretaria de Saúde.

Currículos dos Coordenadores:

O advogado Miguel Nelson Choueri tem 63 anos e deixa a Coordenadoria de Assuntos Aeroportuários, onde estava desde 2011, para assumir a presidência do Ipref (Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos de Guarulhos). Ele já foi adjunto na pasta de Assuntos Jurídicos e superintendente da Infraero.

Paulo Carvalho é comerciante e tem 54 anos de idade. Indicado para a Coordenadoria de Assuntos Aeroportuários, ele foi secretário do Meio Ambiente no período de dezembro de 2011 a junho de 2012. Ocupou, também, a vaga de secretário de Assuntos Legislativos, desde o início da primeira gestão do prefeito Sebastião Almeida. Foi vereador de 1992 a 2008, e entre 2007 e 2008 foi presidente da Câmara Municipal de Guarulhos.

Lourdes Almeida é assistente social e tem 52 anos. Ela continua na presidência do Fundo Social de Solidariedade, cargo que ocupa desde a primeira gestão do prefeito Almeida. Sua vida profissional sempre esteve ligada às causas sociais e ao voluntariado.

Andrea Grucci, 44 anos, é formada em Serviço Social e durante cinco anos foi assessora da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lourdes Almeida.

Bacharel em História, Roseli de Fátima Ferreira, 41 anos, continua no cargo de coordenadora de Relações Federativas, função que desempenha desde fevereiro de 2011.

No cargo desde 2010, Firmino Manoel da Silva, de 38 anos, reassume a Coordenadoria de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Ele é bacharel em Direito e luta pela causa dos deficientes há anos.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Bilhete Único de Guarulhos completa dois anos de implantação



Foto Sidnei Barros

O Bilhete Único de Guarulhos completa dois anos de implantação nesta terça-feira, dia 8, com um saldo extremamente positivo no que se refere à economia proporcionada por essa modalidade de pagamento da tarifa dos ônibus e, consequentemente, pela aceitação da população. Desde a sua implantação, em 8 de janeiro de 2011, até o dia 30 de dezembro de 2012, o Bilhete Único proporcionou uma economia ao sistema de R$ 105 milhões, já que foram transportados nesse período quase 134 milhões de passageiros.

Individualmente, o Bilhete Único proporciona uma economia de cerca de R$ 132 por mês, o que significa que deixaram de ser gastos por parte do usuário quase R$ 3.200 nesses dois anos, valor equivalente ao de duas TVs LED 40”, ou três geladeiras de 300 litros, ou três lavadoras de roupas de 10 kg. “É uma das medidas mais elogiadas por parte da população, devido à economia, mas também pela facilidade proporcionada ao usuário na hora de fazer o pagamento da passagem”, afirma o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, explicando que só na modalidade do Cartão Cidadão, destinado a qualquer pessoa, foram distribuídos 127 mil cartões desde o início do sistema integrado.

O Bilhete Único foi implantado com o objetivo de proporcionar aos usuários do transporte coletivo a integração tarifária gratuita num período de duas horas, podendo utilizá-lo em até quatro viagens. Em Guarulhos são oferecidos os seguintes modelos de cartões: Vale-Transporte (para os trabalhadores), Cidadão (utilizado por qualquer pessoa), Escolar (destinado aos estudantes e professores), Sênior (para idosos a partir de 60 anos de idade), Gratuidade (para aposentados e pensionistas), Especial (para portadores de deficiência) e Bilhetinho (para crianças de três a seis anos, que não pagam passagem).

“Estamos trabalhando para melhorar o transporte coletivo, porque a situação crítica do trânsito em todas as cidades só vai ser resolvida com planejamento e investimento em corredores de ônibus e terminais que interligam as regiões, entre outras medidas que estamos adotando”, explicou o secretário, salientando ainda avanços na estruturação do sistema, que conta, além do Bilhete Único, com uma nova rede de transportes monitorados por GPS, promovendo a integração temporal, a melhoria da acessibilidade e mobilidade e a inclusão social.

Atualmente, a frota municipal é formada por 922 ônibus e microônibus, contando com o acréscimo de 87 novos veículos em setembro. Já em novembro, houve a substituição de 20 carros usados por outros zero quilometro, o que contribuiu para manter Guarulhos com a frota mais nova do Estado de São Paulo e uma das mais novas do país, com idade média de um ano e nove meses. São 109 linhas municipais em operação.

O município tem 93% dos ônibus adaptados para os deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida. São transportados diariamente entre 485 mil e 490 mil usuários nos ônibus da cidade.

A atual administração construiu quatro terminais urbanos: Cecap, Pimentas, São João e Terminal de Transferência de Bonsucesso, além do Terminal Rodoviário Turístico de Guarulhos (sem contar os terminais metropolitanos do Cecap e Taboão, que, embora sejam do Estado, comportam a grande maioria de linhas municipais). Nos terminais metropolitanos passam cerca de 25 mil a 35 mil pessoas por dia, enquanto nos terminais municipais o número varia entre 38 mil e 40 mil usuários/dia.

Além disso, foram implantadas mais de 20 estações de transferência em locais de entroncamento de diversas linhas, permitindo ao usuário construir seu próprio itinerário através da integração gratuita, com maior rapidez e segurança na troca nas linhas.

Postos de venda

Visando universalizar o uso do cartão, foram implantados por toda cidade cerca de 70 postos de recarga do Bilhete Único, distribuídos em mais de 50 bairros. Os terminais Pimentas e São João possuem postos de recarga do BU, além de estudos para implantação de postos avançados de cadastramento dos usuários para o Bilhete Único.

Os dois terminais contam com os chamados PMVs (Painéis de Mensagem Variável), informando os pontos de embarque, além de telões com indicações dos horários e linhas em cada terminal.

Serão instalados ainda neste mês de janeiro tótens interativos onde o usuário poderá conhecer pontos de atração da cidade, além de obter informações sobre os itinerários, locais de atendimento das linhas, serviços prestados na cidade, entre outros.