terça-feira, 30 de abril de 2013

Ministro da Aviação Civil vistoria obras de ampliação do Aeroporto


Fotos José Luiz/PMG

O andamento das obras do edifício-garagem e do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos estão dentro do cronograma estabelecido para o término dos trabalhos. A avaliação é do ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, após vistoria no local realizada nesta terça-feira (30), acompanhada pelo prefeito Sebastião Almeida. O ministro se disse satisfeito com o ritmo do trabalho, que deve ser concluído dentro do prazo estabelecido.

De acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, atualmente as obras do terminal 3 estão com 40% do trabalho concluído. A previsão é de que seja finalizada até maio do próximo ano, um mês antes do início da Copa do Mundo no Brasil. “As obras estão em um ritmo visivelmente bom. Eu não tenho a menor dúvida que a meta para 2014 será cumprida, e sobretudo se trabalha aqui para dar qualidade ao sistema aeroportuário brasileiro”, destacou Moreira Franco.

O prefeito Sebastião Almeida afirmou que o ritmo acelerado do empreendimento impressiona e tranquiliza quanto à preparação do país para receber grandes eventos que ocorrerão nos próximos anos. “Cada vez que se vem aqui é uma fotografia diferente, é uma imagem diferente em virtude da rapidez da rapidez que a obra está andando”, disse. O prefeito ressaltou ainda a importância da obra para a economia de Guarulhos. “Para a cidade é muito bom porque significa melhorar a economia do município, gerar mais empregos, mais oportunidades. Hoje, dos pouco mais de 3.000 trabalhadores que estão nessa obra eu diria que uns 70% é mão de obra da cidade”.

Por sua vez, o presidente do Consórcio Gru Airport, Antônio Miguel Marques, confirmou que está tudo ocorrendo dentro do cronograma. “As obras do terceiro terminal de passageiros vão estar prontas antes da Copa do Mundo, bem como estaremos proporcionando um sistema de monitoramento eletrônico de quase todo o sítio aeroportuário, ampliando ainda mais a segurança do local”.

A conclusão do terminal vai representar um aumento na capacidade de operação de mais 12 milhões de passageiros por ano. Atualmente, o aeroporto transporta em torno de 35 milhões. Segundo o ministro Moreira Franco, o investimento total na modernização de Cumbica é estimado em R$ 7 bilhões até 2016, quando ocorrerão os Jogos Olímpicos no país.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 11 de maio


A pedido do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em todos os postos de saúde do estado de São Paulo. para o dia 11 de maio. O motivo é a baixa procura pelo público-alvo da campanha, apenas 40% em todo o país.
Os postos de saúde realizam também a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal com o objetivo de identificar possíveis lesões bucais que caracterizem câncer.
Neste ano, até o último sábado (20), foram atendidos na campanha de vacinação mais de 17 mil pessoas e parte delas esteve em unidades com equipes de saúde bucal.
Segundo a Secretaria de Saúde, em 2012, mais de duas mil pessoas foram encaminhadas com a suspeita do problema bucal. Destes, cinco casos malignos foram confirmados. Já neste ano, mais de 17 mil exames foram feitos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os fatores de risco que ajudam no desenvolvimento da doença são falta de higiene, má alimentação, consumo abusivo de álcool e tabaco, exposição solar sem protetores e o uso de próteses dentárias mal ajustadas. Em 80% dos casos tratados corretamente houve a cura.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Projeto Educar para o Trânsito completa um ano


Foto Fabio Nunes Teixeira

Idealizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Policia Militar (PM), o Educar para o Trânsito completou um ano nesta terça-feira (23). O projeto é realizado no Jardim Paraíso e já atendeu mais de 1.300 crianças, que aprendem brincando os direitos e deveres de todos no trânsito.

O projeto visa ensinar às crianças o que é o trânsito e tudo o que o compõe. “Este projeto, que é realizado em parceria com a Polícia Militar, é uma semente de cidadania que plantamos nas crianças que participam. É um ensinamento essencial que elas levarão para toda a vida”, explica o guarda civil Leli.

O aprendizado começa em sala de aula, com o guarda Leli e a policial Mara. Os direitos e deveres de cada um em situações específicas, como pedestres e motoristas, são explicados de forma simples e descontraída. Atividades lúdicas também são oferecidas aos alunos, que recebem uma revista especialmente elaborada para o projeto.

Após as aulas teóricas, as crianças são levadas para um mini-circuito, onde colocam o que aprenderam em prática. De bicicleta, percorrem um percurso em que há diversos tipos de sinalização que devem ser respeitados, além da fiscalização do guarda que acompanha a turma.

Se o aluno aprende a teoria e não comete infrações durante o trajeto, recebe uma carteirinha de habilitação ao final das atividades que certifica sua participação no projeto. O educar para o Trânsito acontece às terças e quintas-feiras na base da Guarda Municipal no Jardim Paraíso.

Intervalo Cultural apresenta “A Dois” no Teatro Nelson Rodrigues nesta quarta


O projeto Intervalo Cultural apresenta nesta semana no Teatro Nelson Rodrigues a dupla “A Dois”. O show acontece na quarta-feira (24) a partir das 20 horas. A indicação é livre e a entrada gratuita. Para assistir é necessário retirar o ingresso na bilheteria meia hora antes do início do show. O teatro fica na rua dos Coqueiros, 74, em frente ao Lago dos Patos, na Vila Galvão.

O duo é formado por Gleiziane Pinheiro e Edilson Walney, que atuam desde 1998 como intérpretes de música brasileira e internacional. Nesta apresentação, a dupla apresenta um repertório que pretende provocar sentimentos e reflexões sobre o cotidiano das pessoas, com composições de João Bosco, Aldir Blanc, Bjork, Edith Piaf, entre outros.

 O projeto

Com foco na área musical, o Intervalo Cultural foi um projeto de sucesso na  gestão anterior do secretário de Cultura, Edmilson Souza, entre 2001 e 2008, e por isso está sendo retomado na cidade. Com cerca de 80 inscritos, a edição 2013 já tem seis grupos selecionados para a primeira fase. Esses artistas apresentarão seus trabalhos em espaços culturais da Prefeitura em datas a serem definidas.

A MPB é o ponto forte do Intervalo Cultural. Como muitos dos artistas inscritos têm trabalhos em outras áreas da música, a Secretaria de Cultura pretende abrir espaço para estes músicos em futuros projetos que a pasta irá criar, como, por exemplo, o Encontro de Música Raiz.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mais de 50 UBS abrem neste sábado para vacinar contra a gripe


Neste sábado (20), Dia de Mobilização Nacional daVacinação contra a Gripe, 53 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar das 8 às 17 horas, para reforçar a imunização na cidade. Em Guarulhos, 22.288 pessoas já receberam a dose que protege contra a doença desde a última segunda-feira (15), quando teve início a campanha em todo o país.

Devem ser vacinadas todas as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de dois anos de idade; grávidas em qualquer período da gestação; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto, mediante a apresentação de qualquer documento como cartão da gestante, documento do hospital ou certidão de nascimento); povos indígenas; portadores de doenças crônicas com prescrição ou receita médica; e população privada de liberdade.
Os profissionais de saúde que prestam assistência a pacientes com infecções respiratórias serão vacinados no próprio local de trabalho. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pelo menos 80% da população que integra esses grupos de risco, o que corresponde a 162.300 pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde.
A relação completa, com endereço e telefone dos postos que estarão funcionando neste sábado (20), pode ser obtida no portal da Prefeitura na internet: www.guarulhos.sp.gov.br.  

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Jardim Vila Galvão recebe ACE nos Bairros nesta quinta-feira


Após ação no Shopping Bonsucesso para comemorar o Dia do Consumidor, a ação “ACE nos Bairros” ocorre nesta quinta-feira, 18 de abril, das 10h às 16h, no Jardim Vila Galvão. Desta vez, o “Espaço do Empreendedor” será montado no estacionamento do Lopes Supermercados da avenida Emílio Ribas.

No local, consultores comerciais estarão à disposição dos empreendedores para mostrar as principais soluções de negócios da ACE-Guarulhos, tais como: Registro de Marcas, Posto de Arrecadação de Documentos da Jucesp, Rede de Descontos, Certificado Digital, Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), entre outros.

A ação contará também com a presença de integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora (CME-Guarulhos) e de consultores do Sebrae-SP. Já os consumidores poderão consultar a situação de seus nomes junto ao maior banco de dados de informações comerciais da América Latina, o SCPC.

O “ACE nos Bairros” é uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e tem por objetivo principal estreitar o relacionamento da entidade com os empreendedores da região. A ação do Jardim Vila Galvão conta com o apoio do Lopes Supermercados.

Haddad é eleito presidente do Conselho Metropolitano


Foto Sidnei Barros/PMG
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi eleito na manhã desta terça-feira, dia 16, para presidir o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, órgão vinculado ao Governo do Estado e composto pelos 39 municípios que integram a Região Metropolitana. O vice-presidente será o prefeito de Cotia, Carlos Camargo. O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, aprovou a escolha de Haddad e Camargo, numa cerimônia realizada na Capital. “São lideranças que podem renovar o conselho e garantir soluções mais rápidas para problemas antigos”, disse o guarulhense.
Haddad pediu a todos os prefeitos presentes para que elaborassem um relatório com as obras prioritárias para as suas cidades e com indicações de problemas burocráticas que têm impedido o andamento desses trabalhos. “Temos de inventariar todas as pendências, porque muitas vezes a burocracia impede que os problemas cheguem, inclusive, ao conhecimento dos gestores”, destacou o prefeito de São Paulo. “Com esse inventário, poderemos avançar sobre uma série de questões ainda nesse primeiro ano.”
Almeida lembrou que a conclusão de obras metropolitanas como a ligação da avenida Papa João Paulo, em Guarulhos, com a avenida Jacu-Pêssego, em São Paulo, são exemplos de iniciativas que poderão ser avaliadas de perto e tocadas adiante pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano. Na semana passada, ele fez um voo de helicóptero com Haddad para apresentar o projeto da Jacu-Pêssego na divisa entre os dois municípios. “Essa é uma obra que beneficia Guarulhos, São Paulo, a região do ABC e liga o Aeroporto Internacional ao Porto de Santos. Mais que isso, é uma obra para a Copa do Mundo”, completou.
Almeida foi convidado a compor a mesa principal do evento, ao lado dos prefeitos Haddad (São Paulo) e Luiz Marinho (São Bernardo do Campo), e dos secretários estaduais Edson Aparecido (Casa Civil) e Edmur Mesquita (Desenvolvimento Metropolitano). O prefeito de Guarulhos é o atual presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

Cemeg promove atividades para festejar Dia Mundial da Voz


O Dia Mundial da Voz, celebrado oficialmente na terça-feira (16), será comemorado nesta quinta-feira (18) no Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemeg). A programação da data será aberta com a apresentação do Coral do Centro de Referência em Saúde do Idoso (Ceresi), às 13 horas. Na sequência, o Cemeg vai oferecer gratuitamente à população, até as 18 horas, palestras sobre terapia da voz, avaliações clínicas e oferta de exames para detecção de problemas vocais.
Realizada em parceria com o Curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos (UnG), a programação do Dia Mundial da Voz na cidade teve início nesta terça-feira (16), com mesa-redonda e apresentação de corais na UnG. Nesta quarta-feira (17), no anfiteatro C, do campus Centro, será realizado o Show de Talentos, a partir das 19h30.
A 11ª Campanha da Voz de Guarulhos contará ainda com a realização do 1º Fórum de Discussões, que terá como tema “Como está a voz no município de Guarulhos?”. O evento, que será realizado no auditório da Secretaria de Saúde, às 19 horas, pretende traçar um cenário atualizado de como estão os atendimentos relacionados a problemas vocais na cidade, com o objetivo de levantar as principais necessidades e planejar as ações futuras.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa hoje



Meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 162 mil pessoas

“Quem se lembra da vacina se protege da gripe” é o slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano, que começa nesta segunda-feira (15) e se estende até o próximo dia 26. Mais de 162 mil pessoas devem ser imunizadas em Guarulhos, onde as doses poderão ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Deverão ser imunizadas contra a doença todas as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de dois anos de idade; grávidas em qualquer período da gestação; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto, mediante a apresentação de qualquer documento como cartão da gestante, documento do hospital ou certidão de nascimento); povos indígenas; portadores de doenças crônicas com prescrição ou receita médica; e população privada de liberdade. Os profissionais de saúde que prestam assistência a pacientes com infecções respiratórias serão vacinados no próprio local de trabalho.

Dia D
No sábado (20) acontece o Dia de Mobilização Nacional. Em Guarulhos, 50 UBS estarão abertas nesta data, das 8 às 17 horas, para ampliar a cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, a soma da população do município que integra os grupos contemplados pela campanha equivale a 202.875 pessoas, sendo 31.308 crianças de seis meses a menores de dois anos, 22.124 trabalhadores de saúde, 15.654 gestantes, 2.573 puérperas, 102.442 idosos e 28.774 pacientes crônicos.
Como a meta é vacinar pelo menos 80% dessa população, a Secretaria Municipal de Saúde espera imunizar 162.300 pessoas nessa campanha. No ano passado, foram protegidos contra a doença 124.112 moradores da cidade.

São Paulo quer extensão da Jacu-Pêssego até o aeroporto


Foto Jair Malavazi /PMG

Guarulhos e São Paulo vão unir forças em busca de recursos para a ligação da avenida Jacu-Pêssego com a Papa João Paulo. A decisão foi tomada oficialmente nesta sexta-feira, dia 12, após encontro entre os prefeitos Sebastião Almeida e Fernando Haddad, no Centro de Educação Adamastor. O projeto será apresentado como prioritário na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado, marcada para o dia 16, por ligar o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao Porto de Santos, e também ao estádio do Corinthians e à região do ABC.

“Guarulhos ganhou um aliado de peso para avançar na extensão da Jacu-Pêssego, uma vez que a obra beneficiará também a capital”, disse Almeida. Haddad revelou que o tema já faz parte de suas conversas com o governador Geraldo Alckmin, uma vez que a ligação da Jacu-Pêssego com o Aeroporto Internacional se encaixa no projeto de desenvolvimento da zona leste de São Paulo. “Vamos tentar viabilizar a obra junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal. É uma obra que está fora do território de São Paulo, mas que tem impacto na vida de quem está na zona leste da capital”, afirmou o paulistano.

Segundo Almeida, o projeto da Jacu-Pêssego foi orçado em R$ 274 milhões. No início de março, o Governo Federal incluiu a obra no Programa de Aceleração do Crescimento e a presidenta Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 168 milhões. “Já fizemos a parte de drenagem de um trecho e o mais importante é que a obra está licitada e tem todas as condições de ser iniciada rapidamente”, destacou o prefeito de Guarulhos. “Agora, teremos o prefeito Haddad ao nosso lado para buscar recursos junto ao Estado e a União para darmos continuidade ao projeto.”

O prefeito de São Paulo também ressaltou que a ligação da Jacu-Pêssego com a Papa João Paulo permitirá reduzir o tráfego de veículos na rodovia Ayrton Senna, principalmente para quem trafega em direção ao aeroporto internacional. “Essa obra também vai beneficiar muito o ABC”, explicou. Haddad conheceu a área atingida pelo projeto durante um voo de helicóptero ao lado de Almeida. Depois, eles visitaram a área revitalizada sob o Viaduto Cidade de Guarulhos, que foi coberta com plantas nativas e espelhos d’água.

Almeida e Haddad também participaram de um almoço com outros prefeitos, interessados em aprofundar as discussões sobre as obras de caráter metropolitano. Todos definiram prioridades que serão apresentadas na reunião do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento. Também participaram do encontro os prefeitos Jorge Lapas (Osasco), Sérgio Ribeiro (Carapicuíba) e Kiko Celeguim (Franco da Rocha).

Guarulhos ganha o 1º Polo da Academia de Saúde


A Unidade Básica de Saúde (UBS) Cabuçu foi selecionada para receber o primeiro Polo da Academia de Saúde, programa criado pela Portaria Ministerial nº 719, de 7 de abril de 2011, cujo objetivo é contribuir para a promoção da saúde da população. Os polos são espaços públicos que contam com Academia ao Ar Livre, além de ambiente para o desenvolvimento de atividade física, promoção de ações de segurança e educação alimentar e nutricional, além de práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato.

Além deste polo, que já está em funcionamento na UBS Cabuçu, mais oito unidades já contam com Academia da Saúde ao Ar Livre, onde os usuários podem se exercitar com o acompanhamento de um educador físico. São elas: UBS Flor da Montanha, UBS São Rafael, UBS Palmira, UBS Jandaia, UBS Ponte Alta, UBS Vila Fátima, UBS Jurema e UBS Inocoop.

Também já estão na programação para a instalação dos equipamentos as UBS Cavadas, Uirapuru, Marinópolis, Soberana, Jacy, bem como o Cemeg (Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos).

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Teatro Nelson Rodrigues apresenta Henrique Pinto & Free Song Trio nesta quarta-feira


O projeto Intervalo Cultural traz esta semana ao Teatro Nelson Rodrigues Henrique Pinto & Free Song Trio. Os músicos se apresentam nesta quarta-feira (10) a partir das 20 horas. A indicação é livre e a entrada gratuita. Para assistir é necessário retirar o ingresso na bilheteria, meia hora antes do início do show. O teatro fica na rua dos Coqueiros, 74, em frente ao Lago dos Patos, na Vila Galvão.

Henrique Pinto é um dos mais conceituados bateristas do país. Aos 74 anos, ele já atuou ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional, como Dick Farney, The Platters, Charles Aznavour e o maestro Haroldo Paladino. Neste trabalho ele apresenta o Free Song Trio, formado também pelo maestro Hanilton Messias (piano) e por Alexandre Schillinger (baixo). No repertório, trabalhos autorais e sucessos do jazz, blues e bossa nova.

 O projeto

Com foco na área musical, o Intervalo Cultural foi um projeto de sucesso na  gestão anterior do secretário de Cultura, Edmilson Souza, entre 2001 e 2008, e por isso está sendo retomado na cidade. Com cerca de 80 inscritos, a edição 2013 já tem seis grupos selecionados para a primeira fase. Esses artistas apresentarão seus trabalhos em espaços culturais da Prefeitura em datas a serem definidas.

A MPB é o ponto forte do Intervalo Cultural. Como muitos dos artistas inscritos têm trabalhos em outras áreas da música, a Secretaria de Cultura pretende abrir espaço para estes músicos em futuros projetos que a pasta irá criar, como, por exemplo, o Encontro de Música Raiz. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Almeida pede duplicação de viaduto na Ayrton Senna


Foto Jose Luiz/PMG

O Governo do Estado anunciou na manhã desta terça-feira (2) o início das obras de construção de uma via marginal entre o km 24,8 e o km 19, na rodovia Ayrton Senna, sentido Capital. A expectativa é que a obra seja concluída num prazo de 12 meses, num total de R$ 40 milhões em investimentos.

Durante o evento, realizado às margens da rodovia, o prefeito Sebastião Almeida também pediu ao governador Geraldo Alckmin para que seja feita a duplicação do viaduto que liga a avenida Santos Dumont à estrada de Cumbica, bem ao lado de onde serão realizadas as obras na Ayrton Senna.

"Hoje, os caminhões têm muita dificuldade para percorrer esse trecho e acessar a Ayrton Senna e a estrada de Cumbica. O viaduto foi construído há mais de 30 anos e precisa passar por uma reformulação", disse o prefeito.

Ele também elogiou as obras realizadas pelo Estado na rodovia, uma vez que elas beneficiarão os motoristas que precisam acessar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, pela rodovia Elio Smidt, ou pela rodovia Presidente Dutra.

O governador Alckmin lembrou que a obra beneficiará toda a região do Alto Tietê. "Assumimos um compromisso para melhorar a logística na região, que é uma das mais importantes do Estado", afirmou. Segundo ele, São Paulo hoje abriga mais de 24 milhões de veículos, o dobro da frota registrada há uma década.

Terminal Urbano do Cecap já está atendendo a população


Fotos José Luiz/PMG

Desde a última quinta-feira (28), a população já pode contar novamente com os serviços oferecidos pelo Terminal Urbano do Cecap, reaberto após obras de reforma que reforçaram a estrutura do local para melhor atender aos passageiros. Ao todo, 13 linhas entre municipais e metropolitanas estão sendo oferecidas aos usuários.

A expectativa é que 20 mil passageiros utilizem o local diariamente. Durante o período em que o local passou por reformas, os passageiros estavam sendo atendidos nas paradas em frente ao terminal, na Alameda dos Lírios.

Para a retomada dos trabalhos, foi feita uma readequação das linhas para melhorar o acesso às regiões do Cecap e Aeroporto, interligando bairros e corredores de ônibus. Este é o sexto terminal urbano de Guarulhos, que conta com os municipais do São João e Pimentas, além do Terminal de Transferência do Bonsucesso e os metropolitanos do Cecap e do Taboão.

Na manhã desta terça-feira (2), o prefeito Sebastião Almeida, juntamente com o secretário Atílio André Pereira (Transportes e Trânsito), esteve no local para realizar uma vistoria tanto no Terminal Urbano quanto no Terminal Rodoviário e Turístico de Guarulhos, a Rodoviária, cujos trabalhos devem ser retomados em alguns dias.

A Rodoviária de Guarulhos possui mais de 7 mil metros quadrados de área construída, 15 plataformas para embarque e outras cinco para desembarque de passageiros.

As linhas municipais que atendem ao Terminal Urbano do Cecap são:
436 – Aeroporto/Praça da Saudade (via Centro)
S172 – Aeroporto/Shopping Internacional (ônibus executivo)
351 – Parque Cecap/Shopping Internacional
433 – Jardim São João/Vila Galvão (via Anel Viário)
330 – Terminal Taboão/Cidade Satélite de Cumbica
331 – Parque Cecap/Aeroporto
392 – Jardim Santa Edwirges/Parque Cecap (via Campo da Paz)
332 – Terminal Rodoviário/Aeroporto

As linhas metropolitanas que partem do Terminal Urbano do Cecap são:
016 – Terminal Urbano do Cecap/Metrô Armênia
575 – Terminal Urbano do Cecap/Metrô Armênia
577 – Terminal Urbano do Cecap/Metrô Armênia
121 – Terminal Urbano do Cecap/Penha (Mercadão)
278 – Guarulhos/Osasco (seletivo)

Banco do Povo oferece crédito a juros de 0,5% ao mês


Parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado garante financiamento para microempreendedores


Implantado em Guarulhos em dezembro de 2002, o Banco do Povo Paulista já emprestou mais de R$ 5 milhões para microempreendedores (pessoas física e jurídica), com a assinatura de mais de 1,3 mil contratos. Voltado à promoção do empreendedorismo em todo o Estado, o programa de microcrédito desenvolvido em parceria pela Prefeitura e o governo estadual concede crédito com juros de 0,5% ao mês.

São duas linhas de empréstimos disponíveis voltadas para empreendedores formais e informais e que podem ser utilizadas para financiar o capital de giro de um empreendimento (compra de mercadorias, conserto de máquinas, equipamentos, veículos, entre outros) ou investimento fixo (compra de máquinas, equipamentos, veículos, entre outros). Para pessoas físicas, os valores variam entre R$ 200 e R$ 10 mil e podem ser parcelados em até 24 parcelas. Já as pessoas com empresas constituídas têm acesso a montantes entre R$ 200 e R$ 15 mil, com prazo de pagamento limite de 36 vezes.

“Nossa função é gerar desenvolvimento. Então, quando o cliente adquire o crédito, fazemos o acompanhamento até o fim do financiamento, também para auxiliar na sua capacitação”, garante  Renato Cordeiro de Benevides, agente de crédito do Banco do Povo.

Desenvolvimento
Para o secretário do Trabalho, Rabih Khalil, o Banco do Povo cumpre uma função social muito importante na cidade e, por isso mesmo, precisa ser mais difundido. No seu entender, o país vive um momento de formalização dos pequenos empreendedores, o que confere ao programa um grande diferencial. "A informalidade é danosa para Guarulhos e para o Brasil. Sendo formal, o pequeno empresário poderá ter uma linha de crédito maior, a juros baixos e, consequentemente, irá empregar mais trabalhadores, gerando desenvolvimento", avaliou.

A linha de crédito oferecida pelo Banco do Povo foi fundamental para Maria Erian dos Santos Peixoto manter o seu próprio negócio. Moradora do Jardim Angélica, no bairro do Pimentas, Maria atua na área de confecção de bordados e, em 2007, procurou o banco para financiar a compra de equipamentos. O negócio deu tão certo que em 2011 ela fez novo empréstimo, desta vez para adquirir material e garantir o fornecimento para as nove lojas com quem Maria trabalha. “Graças a Deus, dobramos a nossa produção, e eu até estou pensando em fazer um novo financiamento”, brincou

Serviço:
Banco do Povo Paulista - Agência Guarulhos
Avenida José Campanella, 95, Macedo (dentro da unidade do Poupatempo)
Informações: www.bancodopovo.sp.gov.br

Jovens lotam tenda do Bosque Maia durante a aula inaugural do ProJovem Adolescente


Foto Jose Luiz
Embalados por apresentações de hip-hop, samba rock e performances teatrais e circenses,  mais de 300 jovens e adolescentes participaram da aula inaugural do programa ProJovem Adolescente, realizado nesta terça-feira (2), pela Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida e da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Genilda Bernardes.
Cerca de 518 jovens já estão inscritos nas aulas que começam nesta quarta-feira (3) em  todas as unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). As atividades serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, em dois períodos, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.
Na aula inaugural, o prefeito Sebastião Almeida destacou a importância de programas como o ProJovem, que insere os adolescentes no mercado de trabalho. “Nosso compromisso é criar  mais programas de capacitação e de projetos que insiram os jovens no mercado de trabalho. Vamos garantir que esta oportunidade chegue para todos os adolescentes carentes da cidade”, disse.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Genilda Bernardes, disse que a função principal do programa é disponibilizar atividades que ajudem estes jovens a enfrentar as barreiras em busca da profissão. “O ProJovem reforça a ideia de dar um direcionamento ao jovem através das atividades que o programa oferece. Ele é importante, pois auxilia na inserção no mercado de trabalho e é o impulso necessário para que o adolescente possa enfrentar todas as adversidades da vida”, concluiu.
ProJovem
O programa é uma ação integrante do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pelo Governo Federal, destinado a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social. O projeto oferece oportunidades socioeducativas, como atividades esportivas e culturais, para criar condições de inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.
As inscrições para o ProJovem Adolescente continuam abertas. Para se matricular, o interessado deve procurar uma das unidades do CRAS, cujos endereços estão disponíveis no  portal da Prefeitura – www.guarulhos.sp.gov.br.