terça-feira, 28 de maio de 2013

Mais de 700 pessoas participam da 5ª Conferência da Cidade

Fotos Nicollas Ornelas/PMG

Mais de 700 pessoas participaram da etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades realizada em três dias, de sexta (23) a domingo (26), no Teatro Adamastor Centro. Diversos setores da sociedade civil discutiram questões importantes para o desenvolvimento de Guarulhos. Os debates giraram em torno do tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”. No evento foram aprovadas dez propostas para serem defendidas na Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá de 26 a 28 de setembro.

Durante a abertura oficial na sexta-feira, o prefeito Sebastião Almeida ressaltou a importância de se criar espaços e oportunidades para planejar a construção coletiva da cidade para o futuro. “É fundamental chamar a população para refletir sobre as iniciativas que tornam as cidades mais sustentáveis para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.Durante anos Guarulhos cresceu de forma desordenada. Mas estamos reparando isso. São incontestáveis os avanços obtidos durante a última década”, concluiu.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Benedito Aparecido da Silva, afirmou que não é possível construir uma política pública urbana sem a integração de políticas setoriais para o enfrentamento dos problemas locais. “Não há como pensarmos de forma independente o destino do lixo e do esgoto domésticos, o transporte público, o saneamento ambiental. Por isso, no evento temos a participação de representantes de todas as secretarias e coordenadorias da Prefeitura e da sociedade civil”, encerrou.

Plenárias
No sábado, os inscritos aprovaram o regimento interno da conferência e se reuniram em salas temáticas para discutir e elaborar propostas dos seguintes temas: participação popular e controle social, habitação e políticas fundiárias, saneamento ambiental; transporte e mobilidade urbana, políticas urbanas de integração regional e plano diretor municipal.

No último dia do evento, foram eleitos 60 delegados e votadas dez demandas prioritárias do município para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, que serão defendidas na Conferência Estadual das Cidades. São elas: criar e instituir o Conselho Estadual das Cidades; implantar o metrô em Guarulhos; garantir a participação de no mínimo 50% de mulheres nos conselhos de controle social e estadual; os repasses dos recursos do fundo nacional de desenvolvimento urbano deverão ser feitos para os municípios que possuam conselho da cidade e plano diretor; participação de representantes de municípios da região metropolitana na gestão do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo); criar varas de registros públicos; integração entre ônibus municipal e metropolitano; diagnóstico sustentável da bacia hidrográfica voltado para regularização fundiária e a melhoria das condições ambientais da população; integração de Guarulhos com os municípios da região metropolitano por meio de consórcios; fortalecer e incentivar a política de consórcios e convênios intermunicipal e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário