segunda-feira, 19 de novembro de 2012

7ª Marcha da Consciência Negra acontece nesta terça com concentração na Praça dos Estudantes


Nesta terça-feira (20), cidadãos e militantes do movimento negro vão se reunir na Praça dos Estudantes, Centro, a partir das 8 horas, para participar da sétima edição da Marcha da Consciência Negra. O tema escolhido para 2012 foi “Estatuto da Igualdade Racial é Pra Valer” e o intuito é divulgar o próprio regulamento, aprovado pela Lei 12.288/10, para que sua implementação seja cada vez mais respeitada. O evento é aberto ao público.

Com carros de som e camisetas personalizadas, o grupo começará a marchar às 10 horas. O trajeto tem início na rua Arminda de Lima e os participantes seguem para o Calçadão da Dom Pedro, passando por várias ruas, onde muitos terão a oportunidade de conhecer a história de marcos simbólicos para a comunidade negra de Guarulhos, como a escultura de pedra da Praça Getúlio Vargas e as igrejas Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a de São Benedito.

Para finalizar a marcha, que terá apresentações de capoeira e danças africanas e afro-brasileiras, haverá as apresentações musicais do Grupo Samba da Hora e Tereza Gama, do bairro Cecap, que fazem animadas rodas desde 2005, e de Ualdo Nascimento. O cantor, compositor e produtor cultural interpretará sucessos do samba-rock e suingue, sendo influenciado por artistas como Jorge Ben, Tim Maia, Wilson Simonal, Sandra de Sá e Bebeto.

A Marcha da Consciência Negra é realizada no dia 20 de novembro para resgatar o significado histórico da data para a população negra e população em geral, em que Zumbi dos Palmares, há exatos 317 anos, era emboscado e projetado para a eternidade como líder da maior experiência de enfretamento ao sistema escravagista das Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário