quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Almeida reivindica linha do metrô até o Parque Cecap

Foto Jair Malavazi/PMG

O prefeito Sebastião Almeida se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 21, com o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, na sede do órgão, em São Paulo. Almeida solicitou ao secretário que sejam feitos estudos para elaboração de um projeto que permita levar a Linha 2 do metrô paulistano até o Parque Cecap, com estações nas regiões da Vila Augusta, e do Centro. No início do mês, o Estado já havia anunciado que a Linha 2 chegará à cidade pela região da Ponte Grande e pela rodovia Presidente Dutra. “Entendemos que deve haver um esforço conjunto, entre o município, o Estado, e a União, para que esse projeto seja estendido até o Cecap, com paradas na Vila Augusta e na região central da cidade”, afirmou Almeida.

O secretário Jurandir Fernandes se comprometeu a encaminhar a proposta ao governador Geraldo Alckmin. “No ano passado, o prefeito Almeida já havia feito esse pedido em uma reunião no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o governador nos autorizou a fazer uma reflexão sobre o assunto e agora vamos analisar a possibilidade desta linha não parar na Dutra e avançar em direção a Guarulhos”, disse Fernandes. Ele destacou que será necessário buscar mais recursos com o Governo Federal para garantir a extensão da Linha 2, que sai da região da avenida Paulista, em São Paulo, até o Parque Cecap. “Precisamos de um reforço financeiro e ainda não temos projeto. Porém, isso não é um problema”, completou o secretário.

Almeida participou da reunião ao lado do deputado estadual Alencar Santana, que no ano passado também esteve no encontro com o governador Geraldo Alckmin, e dos secretários municipais Atílio André Pereira (Transportes e Trânsito) e Benedito Aparecido da Silva (Desenvolvimento Urbano), além de lideranças políticas e empresarias da cidade. Para Almeida, o resultado não poderia ter sido melhor. “Fizemos algumas sugestões, que serão acrescentadas à proposta do projeto e apresentada ao governador. Se chegarmos a um acordo, vamos dar continuidade às conversas com o Governo Federal”, destacou o prefeito. “A linha 2 chegaria apenas na Dutra, mas nosso pleito pode levá-la até o centro, sem que isso fique condicionado ao projeto da Linha 19.”

Trem de Guarulhos
Na reunião, o secretário Fernandes também forneceu detalhes sobre a construção da Linha 13 da CPTM, que vai ligar a estação Engenheiro Goulart ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ele disse ao prefeito que as obras devem ser iniciadas até outubro, pois o processo licitatório está na fase final. A Linha 13 terá duas estações em Guarulhos, sendo uma no Parque Cecap e outra no aeroporto, nas proximidades da avenida João Jamil Zarif, às margens do rio Baquirivu. “Essa estação vai ter um mezanino, com um lance por cima do rio Baquirivu, que vai atender a população de Guarulhos”, disse Fernandes.

O secretário também confirmou que o Estado acatou os pedidos da Prefeitura para iniciar os estudos de extensão da Linha 13 até Bonsucesso, com paradas no Taboão, no Presidente Dutra e no São João. “O governador Alckmin nos autorizou a fazer o estudo para a expansão da linha. O resultado do edital de licitação para o projeto será conhecido no dia 23 de setembro”, explicou. “Nossa intenção é que o trem passe pelo Terminal 4 do aeroporto e siga adiante, e queremos que a definição do traçado seja feita em parceria com a Prefeitura.”

Para Almeida, essa inclusão das novas estações no traçado beneficiará uma quantidade imensa de guarulhenses que atualmente tem dificuldades para se deslocar até a capital. Segundo o prefeito, a realização dessas obras, em conjunto com a expansão da Linha 2 até o Cecap, vai ter um impacto importante no tráfego de veículos e no sistema de transportes da Região Metropolitana de São Paulo. “Esses investimentos vão melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em nossa cidade e na capital. Desejo agora apenas que todas essas nossas conversas possam sair definitivamente do papel”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário