sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Governo do Estado anuncia trem de Guarulhos


O governo do Estado lançou oficialmente o edital de pré-qualificação das empresas interessadas em participar da construção da Linha 13-Jade, entre as estações Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o GRU-Airport, em Cumbica, num total de 11 km. A expectativa é que o processo licitatório seja concluído no início do próximo ano e que a obra seja concluída até o final de 2014, com capacidade para atender 120 mil usuários por dia.

O projeto prevê duas paradas em Guarulhos. A primeira estação ficará no Parque Cecap, com acesso rodoviário ao terminal de ônibus municipal e ao Hospital Geral. A outra estação será construída na chegada ao aeroporto, com acesso para quem utiliza o terminal da EMTU do Taboão. Os passageiros serão deslocados no interior dos terminais por meio de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que serão feitos pela concessionária do GRU-Airport.

"Essa é uma obra muito importante para nossa cidade porque vai ao encontro dos projetos de Mobilidade Urbana que iremos executar ao longo dos próximos quatro anos", afirmou o prefeito Sebastião Almeida. "Estou muito otimista com o projeto que vai atender não só passageiros, mas também os funcionários do aeroporto e toda a população que se desloca entre os terminais de ônibus já instalados no Cecap e no Taboão".

O prefeito também comemorou o fato de o Estado já ter encomendado um projeto funcional para levar uma terceira estação à região do São João, atendendo a um pedido da Prefeitura. "Fizemos essa reivindicação porque entendemos que isso permitirá maior integração do trem com uma região importante da nossa cidade", afirmou o prefeito.

Cronograma

A cerimônia de lançamento do edital de pré-qualificação da Linha 13-Jade foi realizada no auditório do aeroporto e contou também com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do presidente da GRU-Airport, Antônio Miguel Fernandes, do secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da CPTM, Mário Bandeira.

Segundo Alckmin, o projeto do trem de Guarulhos está orçado em R$ 900 milhões e será financiado por agência de fomento europeia. As oito composições custarão mais R$ 300 milhões e serão equipadas com bagageiros, com corredores contínuos, num total de 172 metros de comprimento. A previsão é que uma viagem entre as estações Engenheiro Goulart e o Aeroporto dure 17 minutos.

"Guarulhos é a maior cidade do Estado depois da Capital e abriga o maior aeroporto do país. Isso justifica o investimento que será feito na linha 13", disse Alckmin. Segundo o governador, o projeto já tem todas as licenças ambientais liberadas e faz parte de um projeto de expansão da rede de trens na Região Metropolitana de São Paulo. "Uma viagem entre o Brás, onde haverá interligação com o metrô, e o aeroporto poderá ser feita em até 35 minutos", prometeu Alckmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário