segunda-feira, 2 de setembro de 2013

São Paulo pode ter a tarde mais quente do inverno hoje, mas tempo muda amanhã


Chuvas atingem boa parte do Estado nesta terça-feira e temperaturas despencam no sul e leste paulista nos próximos dias

Setembro começou com tempo seco e quente em São Paulo, além de muita poluição. Ontem os termômetros passaram dos 30°C em grande parte das cidades e apenas 4 estações da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apresentaram qualidade do ar boa. Outras 2 terminaram o dia com qualidade do ar ruim, 2 muito ruim e as demais moderada. Hoje, das 49 estações espalhadas pelo Estado, 30 registravam qualidade do ar apenas moderada por volta das 8h da manhã desta segunda-feira e 1 já estava muito ruim (da Vila Parisi em Cubatão).

Segundo previsão da Somar Meteorologia, além de poluída, a segunda-feira será mais um dia com muito calor em todas as regiões paulistas. Inclusive, a Capital pode ter a tarde mais quente do inverno hoje, com máxima de 31°C. O recorde atual é do dia 23 de agosto, quando os termômetros marcaram 30,5°C. Em São José do Rio Preto a temperatura chega aos 32°C e em Presidente Prudente aos 33°C.

No entanto, o tempo já está mudando em parte do Estado. Áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria causam nebulosidade em todo o Estado e chuva moderada e isolada sobre os municípios de Dracena, Monte Castelo, Castilho, Pacaembu e Mirandópolis. "Apesar da chuva desde cedo, a tendência é de que ela fique restrita às áreas de divisa com Mato Grosso do Sul e Paraná, atingindo entre outras regiões, Araçatuba", diz o meteorologista Celso Oliveira. Mesmo com a aproximação deste sistema, a segunda-feira será de tempo abafado em todas as regiões.

O tempo muda de vez amanhã. A frente fria avança pelo Estado de São Paulo e causa pancadas de chuva, trovoadas e ventos fortes em todas as regiões. "Apesar de não existir potencial para alagamentos, os ventos fortes podem gerar alguns transtornos", alerta Celso Oliveira. Devido a presença do sistema, a temperatura já não sobe tanto quanto na segunda-feira, mas a sensação ainda será de calor. Na Capital, por exemplo, a máxima cai cerca de 5°C e não deve passar dos 26°C nesta terça-feira.

De acordo com os meteorologistas da Somar, na quarta-feira a frente fria mantém a chuva ao longo da costa de São Paulo, mas a precipitação perde força em relação aos dias anteriores. Além disso, a temperatura despenca no sul e leste paulista (área que engloba a Capital), com máxima abaixo dos 20°C. Já na maior parte do interior do Estado o tempo volta a ficar seco e apesar da mudança da direção dos ventos, a temperatura permanecerá elevada e os termômetros ainda chegam aos 28°C em Ribeirão Preto.

A quinta-feira será um dia de tempo seco em todo o Estado e temperatura baixa somente no leste e sul paulista, novamente com temperatura máxima abaixo dos 20°C inclusive na cidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário