quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Parceria vai capacitar empreendedores na região do aeroporto



Uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, o Sebrae e o GRU Airport oferecerá cursos para a formação e capacitação de pequenos negócios em áreas próximas ao Aeroporto Internacional, com investimentos previstos de R$ 2,1 milhões nos próximos três anos. A ação deve beneficiar moradores do São João, do Haroldo Veloso e Jardim Novo Portugal.

O projeto "Decolando com Guarulhos" pretende identificar microempreendedores individuais e pequenos empresários que vivem nessas áreas para que eles possam ser inseridos na cadeia produtiva do aeroporto, como fornecedores em áreas como construção civil, alimentação, serviços. O Sebrae prevê negócios que vão dos serviços de alvenaria, instalação hidráulica e elétrica até o fornecimento de blocos de concreto para a construção do novo terminal.

"Essa iniciativa vai melhorar a economia da cidade, gerando mais empregos e mais conhecimento para todos", afirmou o prefeito Sebastião Almeida. Ele lembrou que o município tem hoje mais de 20 mil empreendedores individuais, que deixaram a informalidade e passaram a contribuir com impostos e a ter direitos como a aposentadoria. "Um grande número de pessoas está sendo inserida no mercado de trabalho e recebendo qualificação para prosperar nos negócios, destacou.

Segundo o presidente nacional do Sebrae, Luiz Carlos Barreto, a expectativa é buscar novas adesões  de microempreendedores durante o desenvolvimento do "Guarulhos Decolando o Futuro". "O Sebrae vai disponibilizar uma unidade móvel de atendimento para levar informações aos empreendedores que vivem no entorno do aeroporto", destacou Barreto. "Nossa expectativa é fazer mais de três mil atendimentos. Muita gente está na informalidade por falta de informação".

Para o presidente do GRU Airport, Antonio Miguel Marques, o projeto beneficiará todos os envolvidos. "Os empreendedores serão capacitados pelo Sebrae e vão vender bens e serviços ao aeroporto", ressaltou. Ele também destacou as parcerias com a Prefeitura, lembrando do compromisso assumido para que pelo menos 30% das vagas de emprego nas obras de ampliação fossem contratadas na cidade. "Hoje, esse número já passa de 50%".

Almeida disse que essas parcerias entre o Aeroporto Internacional, o GRU Airport e outras entidades, como o Sebrae, serão cada vez mais estimuladas ao longo dos próximos anos. "Queremos uma integração cada vez mais forte e permanente com o aeroporto", disse Almeida.

O prefeito lembrou que já existem projetos para manter a economia de toda a região aquecida, como a construção do anel viário no entorno do aeroporto, a ligação da Jacu-Pêssego com a Papa João Paulo e a implantação da linha 13 da CPTM.

Também participaram da assinatura da parceria o presidente da Invepar, Gustavo Rocha, e o diretor-técnico do Sebrae, Ivanil Hussni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário