quinta-feira, 21 de março de 2013

Guarulhos recebe comitiva de Barueri



A Secretaria de Serviços Públicos receberá nesta quinta-feira (21) uma comissão de Barueri. O objetivo da visita é conhecer detalhes do Plano Diretor de Resíduos Sólidos (PDRS) de Guarulhos. Lançado em 2011, o PDRS se tornou uma referência para outras cidades brasileiras. Foi tema, inclusive, de uma apresentação feita pelo prefeito Sebastião Almeida, durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu em Brasília, em janeiro.
Após conhecer detalhes sobre o PDRS, a comitiva seguirá para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Vila Galvão. Os PEVs são espaços em que a comunidade pode fazer o descarte correto de pequenas quantidades de entulho (resíduos de construção, ferro, argamassa, solo e outros), bagulhos (móveis, pneus, eletroeletrônicos, poda de árvores, utensílios em geral sem serventia) e material de coleta seletiva (plástico, papel, vidro e metal). A quantidade diária de material para entrega não pode ultrapassar 1m3 (um metro cúbico), o que equivale a 20 sacos de 50 litros.
Em seguida, a comissão irá à Usina Recicladora da Proguaru, onde o material recolhido no PEV passa por triagem e é transformado em agregado reciclado e material utilizado na fabricação de diversos pré-moldados, como blocos de concreto para alvenaria e brita para a pavimentação de ruas.
Plano Diretor de Resíduos Sólidos (PDRS)
O PDRS busca reduzir ao máximo os resíduos de construção e demolição (RCD), bem como desenvolver um processo permanente de reaproveitamento ou reciclagem dos materiais gerados por órgãos públicos municipais, determinando a responsabilidade do gerador público quanto ao cumprimento das diretrizes da Lei 6.126/2006 (uso de agregado em obras públicas).

O plano regulamenta também o manejo dos resíduos sólidos gerados, transformados ou destinados no município, com a inclusão social de catadores por meio da geração de trabalho e renda,prevê ainda a cooperação entre poder público e setor privado e define a responsabilidade compartilhada. O plano apresenta diretrizes e metas a serem cumpridas até o ano de 2020. Entre elas estão a ampliação da estrutura de galpões, equipamentos, organização de catadores em cooperativas e associações, e a contratação de associações ou cooperativas para prestação de serviços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário