quarta-feira, 13 de março de 2013

Imóveis reincidentes em criadouros da dengue poderão ser multados


Fotos Jair Malavazi/PMG

Além de todo o trabalho de combate à dengue realizado na cidade durante o ano todo, a Secretaria Municipal de Saúde implantou nessa semana uma nova modalidade de ação: a fiscalização com finalidade educativa, mas também com notificação e autuação de imóveis reincidentes na manutenção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Trata-se de um projeto piloto que inicialmente está sendo desenvolvido na região da Ponte Alta.

“É importante destacar que nossa ação é essencialmente educativa, mas nos casos em que as pessoas insistem em manter criadouros, mesmo com todas as orientações recebidas da equipe que faz as visitas casa a casa, iremos adotar medidas mais punitivas”, explicou a médica veterinária Cristina Magnabosco, diretora do Departamento de Higiene e Proteção da Saúde. Mais de dez técnicos do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária Municipal estão envolvidos nessa fiscalização.

Como explicou a médica veterinária, em um primeiro momento os agentes irão vistoriar os imóveis, orientar e notificar o morador quando forem encontrados criadouros do mosquito da dengue, concedendo prazo de acordo com a complexidade do problema para sua solução. Na segunda visita, caso a irregularidade persista, a pessoa poderá ser autuada. De acordo com o Código Sanitário Municipal, a multa será calculada conforme a gravidade do problema, podendo dobrar em casos de reincidência.

Nessa primeira etapa do trabalho de fiscalização serão vistoriados cerca de 20 endereços alvos de denúncias. Na sequência, a ação poderá ser estendida para os demais imóveis do bairro e também para outras regiões da cidade. “Nosso foco neste momento são cerca de 20 imóveis denunciados na região da Ponte Alta, atualmente um dos bairros críticos da cidade, com 31 dos 138 casos confirmados da doença no município até o último dia 6”, explicou a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário