Guarulhos recebe nesta quinta-feira, dia 14, uma apresentação musical especial na Tenda do Bosque Maia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, traz à cidade a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado. Com formação bastante singular, o grupo une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O evento começa às 20 horas e a entrada é gratuita.
Com 82 músicos, a Jazz Sinfônica apresenta-se em concertos regulares na capital e interior de São Paulo. Em 24 anos de existência, o grupo já tocou com Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubacalba, Deedee Bridgewater e Paquito de Rivera, entre outros.
O grupo foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura em 1989, com o intuito de resgatar as tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970. Idealizado por Arrigo Barnabé e ratificada pelo então secretário estadual de cultura, Fernando Moraes, sua proposta é dar um tratamento sinfônico à música popular.
Um dos grandes nomes da orquestra, responsável por transformar as melodias populares de compositores brasileiros em arranjos sinfônicos, foi Cyro Pereira (1929-2011), maestro dos festivais da Record dos anos 1960 e um dos fundadores do grupo, que criou o repertório fundamental e ajudou a transformá-la numa das poucas com esse formato no mundo.
Depois de Cyro Pereira, a Jazz Sinfônica formou uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham diariamente para a formação de sua compilação – o grupo produz, em média, 100 partituras por ano e conta com um acervo de mais de 1,4 mil delas.
Atualmente a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte e tem como diretor artístico e regente titular João Maurício Galindo. O regente adjunto é Fábio Prado, que comandará os 82 músicos no concerto em Guarulhos na próxima semana.
Abaixo segue o programa do concerto no Bosque Maia:
Lamento Sertanejo / Feira de Mangaio
Sivuca & Gilberto Gil/Dominguinhos & Glória Gadelha
Arranjo: Fábio Prado
A Sereia voou
Mozart Terra
Arranjo: Fábio Prado
Chorinho para ela
Fernando Corrêa
Estate
Bruno Martinho / Bruno Brighetti
Arranjo: Don Sebesky
Sax Solo: Josué dos Santos
Choro pro miudinho
Dominguinhos
Arranjo: Newton Carneiro
Flauta Solo: Marta Ozzetti
Sax Solo: Carlos Alberto Alcântara
Lira do Lyra – Fantasia sobre temas de Carlos Lyra
Cyro Pereira
Vera Cruz
Milton Nascimento
Arranjo: Cyro Pereira
Olé
Nelson Ayres
Aquarela para o Ary – Fantasia sobre temas de Ary Barroso
Cyro Pereira
Serviço: O Bosque Maia fica na avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário