segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Bilhete Único de Guarulhos completa dois anos de implantação



Foto Sidnei Barros

O Bilhete Único de Guarulhos completa dois anos de implantação nesta terça-feira, dia 8, com um saldo extremamente positivo no que se refere à economia proporcionada por essa modalidade de pagamento da tarifa dos ônibus e, consequentemente, pela aceitação da população. Desde a sua implantação, em 8 de janeiro de 2011, até o dia 30 de dezembro de 2012, o Bilhete Único proporcionou uma economia ao sistema de R$ 105 milhões, já que foram transportados nesse período quase 134 milhões de passageiros.

Individualmente, o Bilhete Único proporciona uma economia de cerca de R$ 132 por mês, o que significa que deixaram de ser gastos por parte do usuário quase R$ 3.200 nesses dois anos, valor equivalente ao de duas TVs LED 40”, ou três geladeiras de 300 litros, ou três lavadoras de roupas de 10 kg. “É uma das medidas mais elogiadas por parte da população, devido à economia, mas também pela facilidade proporcionada ao usuário na hora de fazer o pagamento da passagem”, afirma o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, explicando que só na modalidade do Cartão Cidadão, destinado a qualquer pessoa, foram distribuídos 127 mil cartões desde o início do sistema integrado.

O Bilhete Único foi implantado com o objetivo de proporcionar aos usuários do transporte coletivo a integração tarifária gratuita num período de duas horas, podendo utilizá-lo em até quatro viagens. Em Guarulhos são oferecidos os seguintes modelos de cartões: Vale-Transporte (para os trabalhadores), Cidadão (utilizado por qualquer pessoa), Escolar (destinado aos estudantes e professores), Sênior (para idosos a partir de 60 anos de idade), Gratuidade (para aposentados e pensionistas), Especial (para portadores de deficiência) e Bilhetinho (para crianças de três a seis anos, que não pagam passagem).

“Estamos trabalhando para melhorar o transporte coletivo, porque a situação crítica do trânsito em todas as cidades só vai ser resolvida com planejamento e investimento em corredores de ônibus e terminais que interligam as regiões, entre outras medidas que estamos adotando”, explicou o secretário, salientando ainda avanços na estruturação do sistema, que conta, além do Bilhete Único, com uma nova rede de transportes monitorados por GPS, promovendo a integração temporal, a melhoria da acessibilidade e mobilidade e a inclusão social.

Atualmente, a frota municipal é formada por 922 ônibus e microônibus, contando com o acréscimo de 87 novos veículos em setembro. Já em novembro, houve a substituição de 20 carros usados por outros zero quilometro, o que contribuiu para manter Guarulhos com a frota mais nova do Estado de São Paulo e uma das mais novas do país, com idade média de um ano e nove meses. São 109 linhas municipais em operação.

O município tem 93% dos ônibus adaptados para os deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida. São transportados diariamente entre 485 mil e 490 mil usuários nos ônibus da cidade.

A atual administração construiu quatro terminais urbanos: Cecap, Pimentas, São João e Terminal de Transferência de Bonsucesso, além do Terminal Rodoviário Turístico de Guarulhos (sem contar os terminais metropolitanos do Cecap e Taboão, que, embora sejam do Estado, comportam a grande maioria de linhas municipais). Nos terminais metropolitanos passam cerca de 25 mil a 35 mil pessoas por dia, enquanto nos terminais municipais o número varia entre 38 mil e 40 mil usuários/dia.

Além disso, foram implantadas mais de 20 estações de transferência em locais de entroncamento de diversas linhas, permitindo ao usuário construir seu próprio itinerário através da integração gratuita, com maior rapidez e segurança na troca nas linhas.

Postos de venda

Visando universalizar o uso do cartão, foram implantados por toda cidade cerca de 70 postos de recarga do Bilhete Único, distribuídos em mais de 50 bairros. Os terminais Pimentas e São João possuem postos de recarga do BU, além de estudos para implantação de postos avançados de cadastramento dos usuários para o Bilhete Único.

Os dois terminais contam com os chamados PMVs (Painéis de Mensagem Variável), informando os pontos de embarque, além de telões com indicações dos horários e linhas em cada terminal.

Serão instalados ainda neste mês de janeiro tótens interativos onde o usuário poderá conhecer pontos de atração da cidade, além de obter informações sobre os itinerários, locais de atendimento das linhas, serviços prestados na cidade, entre outros.

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