segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Solenidade no Adamastor marca posse do prefeito Almeida e vereadores


                                         Foto: Flávia Aquelino
Em solenidade realizada na manhã de terça-feira (1º), no Adamastor Centro, o prefeito Sebastião Almeida e o vice Carlos Derman tomaram posse para o segundo mandato. Durante o evento, que reuniu cerca de mil pessoas, também foram empossados os 34 vereadores eleitos em 7 de outubro.
Após a assinatura do termo de posse e compromisso e o juramento dos eleitos, Almeida e Derman seguiram para o Paço Municipal, onde se encontraram com os secretários, lideranças políticas e representantes da sociedade civil para o evento de sua recondução ao cargo.
Em seu discurso, Almeida agradeceu a todos que contribuíram para mais uma vitória nas eleições municipais, lembrando que a transformação positiva de Guarulhos começou em 2001 com o então prefeito Elói Pietá, seu antecessor, que comandou o município também por dois mandatos consecutivos.
“Guarulhos passou por uma grande transformação e nós demos continuidade a esse trabalho, colocando o município entre os mais importantes do país, tendo, atualmente, a 2ª maior economia do Estado e a 8ª do Brasil”, disse o prefeito, reafirmando que as metas desse novo governo são ousadas e, ao mesmo tempo, pesadas, tornando-se um desafio de todos os eleitos para que os próximos quatro anos sejam ainda mais promissores no que se refere ao desenvolvimento da cidade.
Derman, por sua vez, falou sobre a responsabilidade de manter um bom governo, com ética e visando o bem-estar da população, com justiça social, igualdade e liberdade. “O Desafio é grande, mas temos força e vamos trabalhar incansavelmente nesse para alcançar esses objetivos”.
Entre os festejos de posse, uma boa notícia logo no início do novo mandato foi dada pela deputada federal Janete Pietá (PT), que anunciou uma emenda de bancada para a liberação de R$ 45 milhões para Guarulhos, assegurando a continuidade do complexo viário da Jacú-Pêssego.
Posse dos secretários e coordenadores
O único secretário a tomar posse nesta terça-feira foi Severino José da Silva, que continuará à frente da pasta de Assuntos Jurídicos. Nesta quarta-feira (2), às 10 horas, será empossado o vice Carlos Derman, que assumirá mais uma vez a Secretaria de Saúde. O prefeito deve definir a data para a posse dos demais secretários e coordenadores, tanto os já anunciados, quanto os nomes que ainda serão divulgados na composição do novo governo.

Biografia e trajetória do prefeito Sebastião Almeida

Sebastião Almeida, 53 anos, foi reeleito prefeito de Guarulhos em outubro de 2012. Natural de Guaporema, no Paraná, ele chegou à cidade em 1979, onde trabalhou como metalúrgico e posteriormente foi sindicalista, vereador e deputado estadual. Almeida é casado e tem três filhas.

Em seu primeiro mandato como prefeito, Almeida investiu na melhoria da Educação, com a construção de uma rede de Centro de Educação Unificado, os CEUs, escolas equipadas com piscinas, bibliotecas, ginásios cobertos para a prática esportiva, telecentros, entre outros.

No setor de Transportes, Almeida implantou o Bilhete Único, que gera economia aos usuários, e modernizou a frota de ônibus, com quase 100% dos veículos adaptados aos deficientes físicos, e entregou modernos terminais de ônibus para dar mais agilidade ao sistema.

Outro setor que mereceu atenção especial de Almeida no primeiro mandato foi o Saneamento Básico, com a entrega de duas Estações de Tratamento de Esgoto, no São João e em Bonsucesso, permitindo à cidade tratar até 35% do esgoto coletado na cidade.

A administração Almeida realizou outras obras importantes, como a Rodoviária no Cecap, o Parque da Saúde, a ampliação do Adamastor Centro, o Teatro na Ponte Alta, o Viaduto Cidade de Guarulhos, a maternidade e o centro cirúrgico no Hospital Pimentas/Bonsucesso e a Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas do São João.

Almeida é o atual vice-presidente do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades e vice-presidente para Assuntos das Cidades Aeroportuárias da Frente Nacional dos Prefeitos.

Trajetória

Almeida iniciou sua trajetória política no início dos anos 90, quando assumiu a presidência do Sindicato dos Servidores Municipais, que estava sob intervenção. Em seguida, ajudou a fundar e foi o primeiro presidente da Federação Estadual dos Servidores Municipais (Fetam).

No ano 2000, foi eleito vereador e recebeu convite do prefeito recém-eleito, Elói Pietá, para iniciar um trabalho de reestruturação na Superintendência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Em sua gestão à frente da autarquia, ele ajudou a melhorar o abastecimento de água na cidade e participou ativamente da elaboração do Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário, que possibilitaria iniciar a construção de estações de tratamento de esgoto na cidade.

Em 2002, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Teve importante atuação como presidente da Comissão de Meio Ambiente e em 2005 recebeu o prêmio de Destaque Nacional em Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, concedido por ONGs que atuam no setor.

Foi reeleito em 2006 e assumiu a presidência da Comissão de Serviços e Obras Públicas, uma das mais importantes da Casa de Leis Paulista. Apresentou projetos importantes nas áreas de Transportes, Meio Ambiente, Administração Pública, Educação e Saneamento Básico, entre eles a gratuidade de transporte para idosos em viagens intermunicipais e a lei que exigia o fim do uso das sacolinhas plásticas convencionais no Estado de São Paulo.

Nas eleições de 2008, Almeida foi eleito prefeito de Guarulhos,com 320,4 mil votos.

Abaixo, seguem algumas premiações recebidas pelo prefeito:

Prefeito Amigo da Criança (2012)
Fundação Abrinq - Save The Children
Brasília (DF)
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em sua gestão como prefeito de Guarulhos.

Destaque Nacional 2011, categoria "Serviços e Aplicações" (2012)
Fundação CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
São Paulo
Em reconhecimento às ações desenvolvidas pela Prefeitura para promover a inclusão digital em Guarulhos. A cidade também ficou com a 9ª colocação no Índice Brasil de Cidades Digitais, que contou com a presença de um total de 101 municípios.

Prefeito Amigo do Meio Ambiente (2011)
Instituto Ambiental Brasil
São Paulo
Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área ambiental pelo Prêmio de Conscientização Ambiental (PCA), pelo qual foi realizada a distribuição de cartilhas de conscientização ambiental, jogos educativos e mudas para o plantio.

Mérito Regional (2011)
União dos Escoteiros do Brasil
São Paulo
Reconhecimento aos serviços prestados pelo movimento escoteiro.

Centro de Integração Empresa Escola (2011)
CIEE (Centro de Integração Empresa Escola)
São Paulo
Em reconhecimento ao relevantíssimos serviços prestados em prol do desenvolvimento estudantil, bem como pelo incentivo e decisivo apoio concedidos ao Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), indispensáveis à execução dos seus projetos voltados à capacitação da juventude estudantil para o mercado de trabalho e exercício da cidadania.

Selo Ambiental (2011)
Câmara Municipal de Guarulhos
Guarulhos
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área ambiental através de programas como o Ilhas Verdes, que já possibilitou o plantio de mais de 50 mil árvores em Guarulhos, com o envolvimento de alunos de toda a rede de ensino.

Procel - Cidade Eficiente em Energia Elétrica (2010)
Ministério das Minas e Energia / Eletrobrás
Campinas (SP)
Reconhecimento aos esforços no combate ao desperdício de energia. Graças ao Plano de Gestão Energética (PGE), desenvolvido no município desde 2005, Guarulhos reduziu o gasto no setor em R$ 4,5 milhões por ano.

Internacional Award of Excellence (2010)
Organização das Nações Unidas (ONU) para os Assentamentos Humanos
Rio de Janeiro
Reconhecimento ao trabalho apresentado por Guarulhos no Fórum Urbano Mundial 5, realizado no Rio de Janeiro. A Prefeitura mostrou os resultados práticos alcançados pela população graças às plenárias do Orçamento Participativo no município.

Melhores Práticas em Gestão Local (2009)
Caixa Econômica Federal
São Paulo
Reconhecimento ao programa de urbanização integrada de favelas do centro expandido.

Destaque Nacional em Meio Ambiente Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável (2005)Instituto Ambiental Biosfera e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae)
Rio de Janeiro
Em reconhecimento a personalidades que se destacaram nacionalmente pelo seu apoio, incentivo ou estímulo à realização de programas, projetos, ações e iniciativas eficazes na área de meio ambiente, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário