quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Guarulhos já conta com mais 87 novos veículos em sua frota para o transporte coletivo


O transporte coletivo de Guarulhos já conta com mais 87 ônibus e microônibus em sua frota, chegando a um total de 922 veículos com praticamente 100% adaptadas aos deficientes com elevadores e cinto de segurança para cadeiras de rodas. Isso significa um acréscimo de 11% no volume de veículos em operação no município, segundo o Departamento de Transportes da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), que tem uma das frotas mais novas do Estado de São Paulo com idade média de um ano e nove meses. São mais 40 bairros e principais corredores da cidade que estão sendo beneficiados.

A concessionária Viação Campo dos Ouros concluiu seu processo de ampliação da frota em quatro linhas na segunda-feira, dia 24. As demais concessionárias, E.O.Guarulhos e E.O.Vila Galvão, iniciaram suas ampliações no último dia 20. A frota de permissão (sistema alimentador, composto por microônibus) teve sua oferta ampliada em 33 veículos enquanto a frota de concessão (sistema estrutural, composto por ônibus) aumentou em 41 veículos.

O processo também contou com o início das operações do sistema de ônibus executivo, com cinco veículos fazendo a linha S172 – Aeroporto/Shopping Internacional – via Centro, Poupatempo e Cecap, atendendo de passagem os hotéis da região central. Os novos coletivos oferecem aos usuários todo o conforto de uma rodoviária, com ar condicionado, TV, DVD e refratário com água ao custo de R$ 4,50 a passagem, que pode ser paga com o Bilhete Único. A previsão é que nos próximos dias mais cinco veículos entrem em operação nesta linha, perfazendo o total de 10, o que vai reduzir pela metade o intervalo entre os ônibus, que atualmente é de 30 minutos.

Na última sexta-feira, dia 21, entraram em operação os novos ônibus noturnos, com oito veículos que operam no período da meia-noite às 5 horas da manhã, oferecendo ligação dos bairros Pq.Santos Dumont, Jd.Fortaleza, Pimentas, Vila Carmela, Vila Galvão, Cocaia, Itapegica e Vila Rio de Janeiro à região central da cidade, atendendo, de passagem, restaurantes, hospitais, UPA, cemitérios e velórios. Ainda nesta semana devem entrar em circulação mais dois veículos, totalizando a frota prevista de 10 coletivos.

A tarifa deste serviço também é de R$ 4,50 e pode ser paga com o Bilhete Único, mas sem a gratuidade da integração tarifária municipal.

Novos atendimentos

O Jardim Santa Paula, em especial, contou com a ampliação da oferta da linha municipal 410 – Jardim Santa Paula/Centro (via Dutra), que operava somente nos horários de pico e agora conta também com operação de hora em hora, atendendo a uma grande reivindicação dos moradores locais.

No último sábado, dia 22, entrou em operação a linha alimentadora 723 – Terminal Pimentas/Aeroporto, operando inicialmente com nove microônibus em intervalo médio de 15 minutos. Esta ligação agiliza o deslocamento dos usuários vindos da região dos Pimentas, corredor Papa João Paulo I e Conjunto Paes de Barros até o Aeroporto.

Para o próximo sábado, dia 29, entrará em operação a linha 384 Terminal Taboão/Vila Galvão (via Cocaia e Morros). Essa linha é fruto da junção das linhas alimentadoras 283 - Morros/Vila Galvão, que tinha três veículos, e 384 - Terminal Taboão/ Cocaia, com dois veículos. Essa operação vai agilizar as viagens do Taboão para o Cocaia, Morros, Pq. Continental V e Jd. Itapoã até a Vila Galvão. Esta nova ligação contará com oito veículos, ou seja, três a mais do que as 
duas linhas que operavam na região.

Também está prevista para este sábado, dia 29, a troca da frota que atende o Bairro do Marmelo, no limite de Guarulhos com Mairiporã. Esta região, por se tratar de área de preservação ambiental, não conta com pavimentação nas estradas, o que gera transtornos na manutenção da frota de microônibus utilizada atualmente. Sendo assim, começará a circular no bairro um veículo com tecnologia mais apropriada ao terreno, o chamado Micrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário