quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ministro da Saúde visita hospital em Guarulhos e lança Rede Cegonha


Foto: Nícollas Ornelas

Conforme anunciado na visita técnica que fez ao Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso, no último dia 31, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, retornou a Guarulhos nesta quinta-feira (13) com dois propósitos: lançar a Rede Cegonha para a região do Alto Tietê e vistoriar as obras do Instituto da Mulher, que está em construção em área anexa à maternidade Jesus, José e Maria.


Pela estratégia da Rede Cegonha, os municípios que formalizarem a adesão receberão incentivos financeiros para ampliar o acesso, a cobertura e a qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério e da assistência ao bebê. Guarulhos, que já aderiu ao programa, deverá receber do Ministério da Saúde o montante de R$ 24,7 milhões anuais para custeio do pré-natal e parto, além de R$ 3,5 milhões para investimentos em reforma e equipamentos.

“A Rede Cegonha significa mais carinho para a criança e para a mulher, e amplia os benefícios para aqueles que mais precisam”, destacou o prefeito Sebastião Almeida. “O programa é uma construção coletiva e uma conquista de todos os profissionais de saúde”, completou o ministro Padilha.  

Instituto da Mulher
Em fase avançada de obras, o Instituto da Mulher será implantado em terreno doado pela Prefeitura de Guarulhos à Associação Beneficente Jesus, José e Maria. Localizado na viela Leon s/nº (Parque Renato Maia), o serviço funcionará em prédio anexo à maternidade de mesmo nome, ampliando de 850 para seis mil o número de consultas ambulatoriais mensais; de 135 para cerca de 400 cirurgias por mês e de 1.800 para aproximadamente cinco mil exames no mesmo período.

A unidade contará com três pavimentos e 5.737,05 metros quadrados de área construída. No térreo, em ambulatório separado, funcionará o atendimento à mulher vítima de violência, serviço que atualmente é realizado na Capital.

No primeiro andar ficarão os ambulatórios de especialidades ginecológicas (uroginecologia, ginecologia endócrina, infertilidade, medicina fetal e outros), além do centro de estudos e do setor de apoio diagnóstico, que oferecerá exames como densitometria óssea, estudo urodinâmico, ultrassom e colposcopia.

No segundo piso será implantado o Hospital Dia, com 10 leitos para a realização de pequenas cirurgias, como, por exemplo, de nódulos de mamas, histeroscopia cirúrgica (para retirada de miomas e pólipos uterinos) e cirurgia de alta frequência para prevenção do câncer de colo do útero. Já o terceiro andar acomodará o centro cirúrgico e mais 16 leitos de internação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário