quarta-feira, 24 de abril de 2013

Projeto Educar para o Trânsito completa um ano


Foto Fabio Nunes Teixeira

Idealizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Policia Militar (PM), o Educar para o Trânsito completou um ano nesta terça-feira (23). O projeto é realizado no Jardim Paraíso e já atendeu mais de 1.300 crianças, que aprendem brincando os direitos e deveres de todos no trânsito.

O projeto visa ensinar às crianças o que é o trânsito e tudo o que o compõe. “Este projeto, que é realizado em parceria com a Polícia Militar, é uma semente de cidadania que plantamos nas crianças que participam. É um ensinamento essencial que elas levarão para toda a vida”, explica o guarda civil Leli.

O aprendizado começa em sala de aula, com o guarda Leli e a policial Mara. Os direitos e deveres de cada um em situações específicas, como pedestres e motoristas, são explicados de forma simples e descontraída. Atividades lúdicas também são oferecidas aos alunos, que recebem uma revista especialmente elaborada para o projeto.

Após as aulas teóricas, as crianças são levadas para um mini-circuito, onde colocam o que aprenderam em prática. De bicicleta, percorrem um percurso em que há diversos tipos de sinalização que devem ser respeitados, além da fiscalização do guarda que acompanha a turma.

Se o aluno aprende a teoria e não comete infrações durante o trajeto, recebe uma carteirinha de habilitação ao final das atividades que certifica sua participação no projeto. O educar para o Trânsito acontece às terças e quintas-feiras na base da Guarda Municipal no Jardim Paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário