segunda-feira, 15 de abril de 2013

São Paulo quer extensão da Jacu-Pêssego até o aeroporto


Foto Jair Malavazi /PMG

Guarulhos e São Paulo vão unir forças em busca de recursos para a ligação da avenida Jacu-Pêssego com a Papa João Paulo. A decisão foi tomada oficialmente nesta sexta-feira, dia 12, após encontro entre os prefeitos Sebastião Almeida e Fernando Haddad, no Centro de Educação Adamastor. O projeto será apresentado como prioritário na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado, marcada para o dia 16, por ligar o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao Porto de Santos, e também ao estádio do Corinthians e à região do ABC.

“Guarulhos ganhou um aliado de peso para avançar na extensão da Jacu-Pêssego, uma vez que a obra beneficiará também a capital”, disse Almeida. Haddad revelou que o tema já faz parte de suas conversas com o governador Geraldo Alckmin, uma vez que a ligação da Jacu-Pêssego com o Aeroporto Internacional se encaixa no projeto de desenvolvimento da zona leste de São Paulo. “Vamos tentar viabilizar a obra junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal. É uma obra que está fora do território de São Paulo, mas que tem impacto na vida de quem está na zona leste da capital”, afirmou o paulistano.

Segundo Almeida, o projeto da Jacu-Pêssego foi orçado em R$ 274 milhões. No início de março, o Governo Federal incluiu a obra no Programa de Aceleração do Crescimento e a presidenta Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 168 milhões. “Já fizemos a parte de drenagem de um trecho e o mais importante é que a obra está licitada e tem todas as condições de ser iniciada rapidamente”, destacou o prefeito de Guarulhos. “Agora, teremos o prefeito Haddad ao nosso lado para buscar recursos junto ao Estado e a União para darmos continuidade ao projeto.”

O prefeito de São Paulo também ressaltou que a ligação da Jacu-Pêssego com a Papa João Paulo permitirá reduzir o tráfego de veículos na rodovia Ayrton Senna, principalmente para quem trafega em direção ao aeroporto internacional. “Essa obra também vai beneficiar muito o ABC”, explicou. Haddad conheceu a área atingida pelo projeto durante um voo de helicóptero ao lado de Almeida. Depois, eles visitaram a área revitalizada sob o Viaduto Cidade de Guarulhos, que foi coberta com plantas nativas e espelhos d’água.

Almeida e Haddad também participaram de um almoço com outros prefeitos, interessados em aprofundar as discussões sobre as obras de caráter metropolitano. Todos definiram prioridades que serão apresentadas na reunião do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento. Também participaram do encontro os prefeitos Jorge Lapas (Osasco), Sérgio Ribeiro (Carapicuíba) e Kiko Celeguim (Franco da Rocha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário